Os representantes dos 28 clubes que integram o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2001 reuniram-se no Rio de Janeiro e mudaram o regulamento da competição, que havia sido sugerido pela CBF. Agora, em vez de classificarem-se apenas quatro equipes para a segunda etapa, serão oito os classificados.
O campeonato deve mesmo começar nesta quarta-feira, sem a presença do Remo. Até aqui, está valendo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que assegura o início do campeonato sem o clube do Pará. A briga nos tribunais continua.
Os 28 clubes jogarão entre si em apenas um turno. Os oito primeiros colocados farão as quartas de final em apenas uma partida. O primeiro joga com o oitavo, o segundo com o sétimo, o terceiro com o sexto e o quarto com o quinto colocado.
Os quatro com melhor campanha entre estes oito serão o mandante do jogo. Se houver empate, haverá prorrogação e em caso de novo empate, a vantagem será do clube com melhor campanha. Essa regra vale também para a semifinal.
Quartas-de-final e semifinal deverão ser disputadas, respectivamente, nos dias 05 e 09 de dezembro. A final será disputada em duas partidas, nos dias 16 e 23 de dezembro.