O lateral esquerdo Marcus Vinnicius (16), do time sub-17 do Palmeiras, assinou seu primeiro contrato profissional com o Alviverde até 30 de junho de 2026 com uma multa rescisória milionária: 100 milhões de euros (cerca de R$ 607 milhões na cotação atual).
Quem é Marcus Vinnicius
O jovem tem 16 anos, usa o pé esquerdo e tem 1,73m. Ele é avaliado como um lateral com características mais ofensivas do que defensivas, e pode jogar no ataque. Na base, foi parceiro de Estêvão.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Ele tem capacidade técnicas muito boa, mas ainda tem problemas com o físico. Pessoas que acompanham o jogador na base indicam que ele ainda sofre para ter um pouco mais de força.
Natural de Goiânia (GO), Marcus começou a carreira no Goiás e chegou ao Palmeiras em 2022 após ter problemas para assinar seu primeiro contrato de formação. O Goiás não quis assinar por contenção de gastos -se o Esmeraldino assinasse com o atleta, teria que pagar uma bolsa auxílio de 150 a 200 reais.
Eduardo Pinheiro, gerente de futebol da base do Goiás, entrou em contato com o Palmeiras em junho de 2022 e negociou uma parceria para ficar com 20% dos direitos econômicos do atleta.
Após a negativa do Goiás, o empresário do jogador foi ao mercado e recebeu proposta do Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras. João Paulo Sampaio, coordenador da base palestrina, foi importante para convencer o garoto a escolher o Alviverde.
Marcus Vinnicius chamou a atenção do Palmeiras após se firmar no time sub-15 do Goiás com apenas 14 anos. O jovem pulou etapas, como Endrick, Luis Guilherme e Estêvão -todos já negociado pelo clube com o futebol europeu.
Avaliado por europeus desde cedo
Marcus Vinnicius foi campeão da Ecuador Youth Cup com o Palmeiras no mês passado e despertou interesse dos europeus. A competição é conhecida por receber olheiros dos principais clubes da Europa que estão em busca de joias no futebol sul-americano.
Segundo o jornal inglês The Sun, Benfica, Newcastle, Tottenham e Wolverhampton gostaram do que viram na competição e acompanham os próximos passos na carreira do jovem. O jornal espanhol As também publicou uma matéria sobre o lateral esquerdo e afirmou que clubes da Inglaterra, da Itália e de Portugal já fizeram sondagens pelo atleta.