Futebol

Cincão é punido e perde vaga na Série A do Paranaense

23 ago 2012 às 16:32

O Cincão Esporte Clube sofreu um revés nos tribunais na tarde desta quinta-feira (23). Por maioria dos votos – 5 a 3, a agremiação londrinense foi condenada a perder oito pontos por escalar de forma irregular o volante Wallace em dois jogos da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.

Com a decisão, o Cincão perderá a vaga na elite do futebol paranaense na próxima temporada. O Nacional, de Rolândia, herdará a vaga do time de Londrina e subirá para a Série A do Estadual juntamente com o Paraná Clube.


Conforme informações do STJD, no dia 22 de junho, o Cincão foi punido pela Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR) com a perda de oito pontos e multa de R$ 400, por escalar de forma irregular o volante Wallace em dois jogos. O clube foi julgado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por 'incluir na equipe atleta em situação irregular para participar de partida'.


O artigo prevê a perda de três pontos, além dos que eventualmente tenha obtido na partida em questão. Como empatou os dois jogos (contra Cascavel e Serrano), acabou perdendo quatro pontos por cada partida, no total de oito.


Segundo a denúncia do Nacional, Wallace pertencia ao Junior Team – também de Londrina e que disputou a mesma competição que o Cincão – desde 15 de agosto de 2011 e a sua rescisão não teria sido devidamente comunicada à Federação Paranaense de Futebol.


O Nacional ficou com a vaga para primeira divisão após o Junior Team também ser julgado e ser punido com a perda de quatro pontos por escalar o meia Matheus de forma irregular. Desta forma, o Cincão ficou com 25 pontos e caiu para a quarta colocação na tabela de classificação.


Junior Team – O Junior Team foi condenado a perder quatro pontos após escalar de forma irregular o meia Matheus no empate com o Cascavel, em 13 de maio. De acordo com a denúncia, o atleta estava emprestado ao União Recreativo dos Trabalhadores (URT), de Minas Gerais.

A agremiação londrinense estava sujeita a perder 19 pontos caso fosse comprovado que o jogador atuou de forma irregular em quatro jogos, onde obteve duas vitórias, um empate e uma derrota. Caso fosse condenado, o Junior Team seria rebaixado para a Terceira Divisão, salvando o Cascavel.


Continue lendo