A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (21) a retomada do Campeonato Brasileiro a partir de 1º de junho. A competição foi suspensa no último dia 15 em decorrência da tragédia climática que devastou cidades em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Palmeiras anuncia contratação de Paulinho, segundo atacante para 2025
SAF decepciona torcedores em campo, mas promete reestruturar o Londrina EC
Mercado vê Memphis com 'portas abertas', zagueiro no Flamengo e Romero livre
Felipe Anderson não empolga e pode virar coadjuvante no Palmeiras de 2025
Em nota, a entidade informou que o certame será retomado com a ordem atual das rodadas, desta forma, a próxima disputa será referente à sétima rodada, que estava prevista para ser realizada no último de fim de semana.
A decisão da CBF foi tomada de forma independente. No comunicado, a confederação afirmou que essa determinação não causará prejuízo às deliberações que serão adotadas no Conselho Técnico marcado para o dia 27 de maio de 2024, quando os clubes vão se reunir para debater a continuidade do Nacional.
Quando decidiu suspender a competição, a entidade informou que tomou a medida a pedido de 15 dos 20 clubes participantes da Série A do Nacional.
As equipes do Rio Grande do Sul estão sem jogar desde a última semana de abril, quando começaram as chuvas que devastaram cidades em todo o estado. Alguns jogadores e funcionários dos clubes participaram do resgate de vítimas como voluntários.
Os estádios de Porto Alegre ainda estão indisponíveis por conta das enchentes na cidade. Desta forma, os clubes do Sul vão mandar seus jogos em outras localidades.
O Grêmio vai mandar sua partida contra o Red Bull, pela sétima rodada, no Couto Pereira, em Curitiba, e vai receber o Botafogo, pela nona rodada, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Pela oitava rodada, o Internacional atuará como mandante contra o São Paulo no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
"Quanto às partidas canceladas dos clubes gaúchos de rodadas anteriores e de outras competições organizadas pela CBF, a entidade reitera que serão remanejadas para datas futuras e de acordo com disponibilidade de datas no calendário", diz trecho do comunicado da CBF.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CBF
"A Confederação Brasileira de Futebol comunica que em razão do adiamento das 7ª e 8ª rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino - 2024, decorrente dos fatos que lamentavelmente atingiram gravemente o estado do Rio Grande do Sul, tornou-se indispensável o remanejamento da tabela detalhada de jogos até então divulgada.
Desse modo, sem prejuízo das deliberações que serão adotadas no Conselho Técnico Extraordinário do dia 27 de maio de 2024, a CBF informa que a retomada da competição se dará a partir da 7ª rodada, que será disputada em 01 e 02 de junho, datas originalmente reservadas para a 9ª rodada, preservando-se, assim, o planejamento técnico que embasou a elaboração da tabela.
A reprogramação das 7ª, 8ª e 9ª rodadas já anteriormente divulgadas observará a tabela anexa.
Quanto às partidas canceladas dos clubes gaúchos de rodadas anteriores e de outras competições organizadas pela CBF, a entidade reitera que serão remanejadas para datas futuras e de acordo com disponibilidade de datas no calendário."
PRÓXIMAS RODADAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
7ª rodada
1.jun Grêmio x Red Bull Bragantino
1.jun Vitória x Atlético-GO
1.jun Fluminense x Juventude
1.jun Cuiabá x Internacional
1.jun Corinthians x Botafogo
2.jun Atlético-MG x Bahia
2.jun Vasco x Flamengo
2.jun Criciúma x Palmeiras
2.jun São Paulo x Cruzeiro
2.jun Fortaleza x Athletico
8ª rodada
12.jun Botafogo x Fluminense
12.jun Atlético-GO x Corinthians
12.jun Juventude x Vitória
12.jun Bragantino x Atlético-MG
13.jun Cruzeiro x Cuiabá
13.jun Internacional x São Paulo
13.jun Flamengo x Grêmio
13.jun Athletico x Criciúma
13.jun Bahia x Fortaleza
13.jun Palmeiras x Vasco
9ª rodada
15.jun Bragantino x Juventude
15.jun Fluminense x Atlético-GO
16.jun Vitória x Internacional
16.jun Corinthians x São Paulo
16.jun Athletico x Flamengo
16.jun Grêmio x Botafogo
16.jun Vasco x Cruzeiro
16.jun Cuiabá x Fortaleza
16.jun Criciúma x Bahia
17.jun Atlético-MG x Palmeiras