Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Resumo da rodada

Campeonato Brasileiro tem pênalti maluco e Corinthians em fuga do Z4

Igor Siqueira - UOL/Folhapress
22 jul 2024 às 11:00

Compartilhar notícia

- Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Publicidade
Publicidade

A rodada do Brasileiro serviu para que o Botafogo se aproximasse ainda mais do "título" simbólico de campeão do turno, mas reservou situações muito inusitadas ao longo e depois das partidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Volante

Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar

Imagem de destaque
Temporada 2025

Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços

Imagem de destaque
Finaciamento

Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio

Imagem de destaque
Pressão

Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada

Com os resultados, o trio Botafogo, Palmeiras e Flamengo segue formando o topo da tabela, nessa ordem. A novidade é que o Fortaleza passou a ser o quarto colocado.

Publicidade


Teve um pênalti bizarro -pela situação-, mas correto pela regra, que definiu a vitória do Flamengo.


Teve técnico deixando coletiva revoltado com jornalista: Artur Jorge, do Botafogo.

Publicidade


O Corinthians saiu do Z4 e, mesmo sem dizer, Ramón Díaz já mostra que "no va a bajar".


Houve ainda acusação de guerra fria entre Palmeiras e Botafogo, e o Cruzeiro entende estar no meio do fogo cruzado.

Publicidade


Os goleiros Rafael, do São Paulo, e Cleiton, do Red Bull Bragantino, fizeram lambanças. Mas só o primeiro foi salvo pelo VAR.


PÊNALTI MALUCO

Publicidade


O pênalti para o Flamengo foi disparado o lance mais doido da rodada. A dúvida, talvez, tenha aparecido pela raridade do lance. Mas a regra do jogo embasa a decisão do árbitro Maguielson Lima Barbosa de apontar a marca da cal quando Barreto, do Criciúma, chutou propositalmente uma segunda bola que estava na área quando Cebolinha avançava com a que estava em jogo.


O próprio jogador admitiu, depois, o desconhecimento da regra. A tentativa de ser malandro e atrapalhar o ataque do Flamengo custou caro. Gabigol fez o gol da vitória rubro-negra.

Publicidade


E o torcedor que jogou a bola em campo? Tá tendo até uma briga pela autoria. Ao fim das contas, a galera puxou as imagens e descobriu que foi um sósia do Léo Pereira.


O LÍDER TÁ BOLADO

Publicidade


O Botafogo venceu o Internacional, manteve a distância na liderança do Brasileirão, mas o técnico Artur Jorge ficou bolado na coletiva. Tudo porque um repórter deixou a entrevista coletiva dele no meio de uma resposta.


A zona mista no estádio Nilton Santos fica do lado da sala de coletiva. É comum que repórteres às vezes saiam no meio para se posicionar para entrevista um jogador. Só que o técnico ficou revoltado, parou de falar e disse que faria o mesmo em situação seguinte. Considerou falta de respeito.


NO VA A BAJAR!


O Corinthians acionou o modo "no va a bajar". A frase ficou famosa ao ser dita por Ramón Díaz com o Vasco na luta contra o rebaixamento no ano passado. Agora, em dois jogos, o técnico conseguiu duas vitórias com o time paulista -a desta rodada, sobre o Bahia, em Salvador, com gol de Romero. E mesmo não tendo repetido a afirmação de 2023, o time parece que incorporou esse espírito. Por isso, saiu da zona de rebaixamento.


Se Ramón teve duas vitórias em dois jogos, o antecessor António Oliveira passou 13 rodadas com uma vitória só. E o Corinthians não ganhava duas seguidas no Brasileiro desde a época de Vitor Pereira, em novembro de 2022. Por que? Um time mais agressivo, mais organizado e com um goleiro em boa fase: Hugo Neneca fez mais uma partida interessante.


VAR INTRUSO OU NÃO?


A linha de intervenção do VAR ficou em xeque na anulação do gol do Cruzeiro contra o Palmeiras. A falta em Zé Rafael não foi marcada inicialmente -e o árbitro de campo estava de frente para o lance. Mas a situação interpretativa deixa a dúvida sobre a necessidade de intervenção ou não do árbitro de vídeo na jogada.


"Tem um calço embaixo e um empurrão nas costas", disse o VAR, segundo a gravação divulgada pela CBF. Faz parte do protocolo do VAR checar toda a jogada do gol para ver se a origem dela foi legal.


TEM GUERRA FRIA?


Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro, saiu revoltado com a anulação do gol do Cruzeiro diante do Palmeiras, na derrota por 2 a 0. Seria, àquela altura, o empate do time mineiro.


O dirigente apontou que, neste caso, o Cruzeiro acabou sendo prejudicado no meio do que classificou como "guerra fria" entre Palmeiras e Botafogo -na pessoa de Leila Pereira e John Textor. Tudo por conta das dúvidas sobre arbitragem e acusação de manipulação pró-Palmeiras trazidas por Textor.


Essa guerra fria, vamos chamar assim, do Rio para cá, daqui para o Rio, que foi isso, que foi aquilo. Investidor de fora falando que tudo aqui tá errado, que tem suspeita disso, daquilo, tá criando isso. O Cruzeiro foi prejudicado. Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro


COUTINHO E THIAGO SILVA DE VOLTA


Com Copa do Mundo e anos de futebol europeu no currículo, Thiago Silva e Coutinho fizeram seus primeiros jogos na volta a Fluminense e Vasco, respectivamente. Enquanto o meia cruz-maltino foi a campo já no segundo tempo e não evitou a derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, o zagueiro tricolor já fez a diferença.


Thiago Silva foi o capitão de um Flu que voltou a vencer no Brasileiro, saiu da lanterna e, pela primeira vez no campeonato, terminou sem sofrer gols. O gol do garoto Kauã Elias foi decisivo para a vitória no confronto direto com o Cuiabá, na Arena Pantanal. Início da reação?


O jogo também foi marcado por mais uma atuação artística de Deyverson, em um entreveiro com Ganso na área. Ele rolou e gritou. Não enganou o árbitro Anderson Daronco. "Ele é doido", disse Ganso ao árbitro.


TRAPALHÕES: PRAXEDES E CLEITON


Tudo bem que Barreto, do Criciúma, foi o "campeão" da trapalhada na rodada ao fazer o pênalti no jogo contra o Flamengo. Mas Praxedes, do Vasco, e Cleiton, goleiro do Red Bul Bragantino, não passaram em branco em falhas clamorosas na rodada.


O volante vascaíno entregou um presentaço para um dos gols de Hulk, do Atlético-MG. Enquanto o goleiro do Red Bull Bragantino saiu de forma atabalhoada da área e foi expulso diante do Athletico-PR -mesmo com quatro defensores ainda na disputa da jogada. O VAR chamou para que o árbitro aplicasse o vermelho. Menos mal para Cleiton que o time segurou a vitória sobre o Furacão no Nabi Abi Chedid.


RAFAEL E SÃO PAULO SALVOS PELO VAR


A trapalhada que não valeu foi do goleiro Rafael, do São Paulo. Um chute despretensioso de fora da área bateu no morrinho/buraco artilheiro do Mané Garrincha e deixou o goleiro vendidaço. Sorte dele e do time de Zubeldía que o VAR marcou um toque de mão na origem do lance. E aí, o efeito do gramado ruim do estádio de Brasília e do mal posicionamento do goleiro foi invalidado.


No próximo jogo, Zubeldía está suspenso porque tomou mais um amarelo no Brasileiro.


Imagem
Lamine Yamal viraliza na web ao vestir camisa de Neymar na época do Santos
Lamine Yamal e Neymar Jr. O que dois dos jogadores mais famosos do futebol no mundo têm em comum? A dupla se tornou o assunto mais comentado do X (antigo Twitter) na manhã deste domingo (21)
Imagem
Palmeiras vence com polêmica, Weverton herói e não deixa o líder disparar
O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 0 neste sábado (20), no Allianz Parque, em duelo válido pela 18ª rodada do Brasileirão.
Imagem
Flamengo vira sobre Criciúma em jogo com pênalti atípico
O Flamengo venceu o Criciúma de virada neste sábado (20), por 2 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade