Futebol

Brasil inicia caminhada rumo ao hexa nesta quarta

11 fev 2003 às 19:50

Contra a ira dos clubes europeus e atrás dos dólares chineses, a seleção brasileira inicia nesta quarta-feira sua caminhada rumo ao hexacampeonato mundial. O amistoso contra a China, às 9h45 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Guangdong, em Guangzhou, marca também a reestréia do técnico Carlos Alberto Parreira.

Ao manter a base da equipe que conquistou o penta na Copa de 2002, Parreira espera que a seleção mostre o ''melhor futebol do mundo''. ''Somos o Brasil e estamos defendendo nosso título mundial. Todos estarão de olho na gente'', disse o treinador, lembrando as cobranças que sempre são feitas sobre o time brasileiro. ''Temos que mostrar de novo o porque de sermos os campeões do mundo.''


No único treino para a partida contra a China, realizado nesta terça-feira, atuaram entre os titulares apenas dois jogadores que não estiveram no grupo da conquista do pentacampeonato: o zagueiro Luisão e o meia Zé Roberto. Durante cerca de 1 hora, Parreira comandou um coletivo usando a formação tática 4-4-2, no lugar do 3-5-2 utilizado por Felipão na Copa de 2002.

Na China acontece a estréia do holandês Arie Haan, que assumiu o comando da equipe em dezembro. Ele lembrou que o time está muito diferente daquele que foi goleado pelo Brasil na Copa do Mundo de 2002, por 4 a 0. ''Um confronto com o Brasil é um grande momento para o futebol na China e, embora reconheça a dificuldade que teremos, estou convencido de que aprenderemos muito e será uma partida fantástica'', contou Haan. Um dos principais jogadores chineses é o zagueiro Li Tie, que joga no inglês Everton.


Continue lendo