Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Crise

Brasil cai para quinto no ranking de seleções da Fifa, pior posição desde 2016

Lucas Bombana - Folhapress
30 nov 2023 às 14:54

Compartilhar notícia

- Thais Magalhães /CBF
Publicidade
Publicidade

O desempenho ruim da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 custou à formação comandada por Fernando Diniz duas posições no ranking de seleções da Fifa (Federação Internacional de Futebol).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Em atualização publicada nesta quinta-feira (30), o Brasil aparece em quinto, ante a terceira posição em setembro. É a pior colocação desde agosto de 2016, quando o país estava em nono.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'

Imagem de destaque
Eliminatórias

Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas

Imagem de destaque
Em baixa

Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel


A queda no ranking reflete as derrotas da equipe nas partidas classificatórias para o Mundial. Nas últimas rodadas da competição, o Brasil engatou uma sequência inédita de três derrotas seguidas, para Uruguai (2 x 0), Colômbia (2 x 1) e Argentina (1 x 0).

Publicidade


A pior colocação já alcançada pela seleção pentacampeã no ranking da Fifa, criado em 1993, foi a 18ª, entre 2012 e 2013. Na época, o Brasil foi prejudicado por não disputar as Eliminatórias para a Copa de 2014, por ser o país anfitrião, o que impediu o time de somar pontos para o ranking.


A liderança do ranking da Fifa atualizado nesta quinta-feira seguiu com a atual campeã mundial Argentina, seguida pela França, que ficou com o vice-campeonato na Copa do Qatar.

Publicidade


A Inglaterra e a Bélgica, que lideram seus respectivos grupos na classificatória para a Eurocopa de 2024, já tendo garantido presença no torneio continental, subiram uma posição cada, se situando na terceira e quarta posição, respectivamente.


Completam o top dez cinco seleções europeias também classificadas para a Eurocopa: Holanda, Portugal, Espanha, Itália e Croácia.

Publicidade


Entre as seleções sul-americanas, o Uruguai, segundo colocado na tabela das Eliminatórias, subiu quatro lugares e foi para a 11ª posição, enquanto a Colômbia, terceiro nas classificatórias para o Mundial, subiu de 17º para 15º.


De todas as seleções, a que mais cresceu no ranking foi a de Camarões, que subiu nove posições e foi para 46º, graças ao bom desempenho nas Eliminatórias africanas para a Copa.


O próximo ranking será publicado pela Fifa em 21 de dezembro.


Imagem
CBF muda rota e pretende contratar executivo para seleção em 2024
A CBF tem a intenção de contratar um diretor ou executivo para a seleção brasileira para 2024.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade