O que já era ruim ficou ainda pior depois desta quarta-feira. A Portuguesa voltou a fazer uma péssima exibição e perdeu de virada para o Botafogo por 2 a 1, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. A torcida perdeu a paciência e pediu mais reforços para não ver o time ser rebaixado à Série A2.
Ainda sem saber o que é vencer na temporada de 2014, a Portuguesa parece estar mais preocupada em reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em relação ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas precisa ficar atenta. Com apenas um ponto, é a quarta colocada do Grupo C e uma das últimas na classificação geral. Já o Botafogo chegou à terceira vitória seguida e se manteve na liderança do Grupo B, com nove.
Pressionada pela torcida, que levou uma faixa preta ao Canindé em forma de protesto, a Portuguesa começou pressionando o Botafogo e exigiu duas boas defesas de Gilvan com Giovanni e Henrique. Na metade do primeiro tempo, a partida ficou parada 14 minutos por falta de energia no Canindé.
No primeiro lance depois da volta, Giovanni aproveitou sobra da zaga e chutou no canto do goleiro, que falhou. A alegria da Portuguesa pelo 1 a 0, porém, durou apenas dois minutos. Mike recebeu passe dentro da área e chutou na saída de Gledson para empatar. Os dois times tiveram chances, mas não conseguiram convertê-las.
O Botafogo voltou melhor para o segundo tempo e quase virou aos oito minutos, quando Marcelo Macedo desviou chute de Camilo e a bola passou raspando. A resposta da Portuguesa veio com Henrique, que finalizou na rede pelo lado de fora.
A torcida esboçava as primeiras vaias quando o time de Ribeirão Preto conseguiu a virada aos 36 minutos. Wellington Bruno fez grande jogada individual, passou por três marcadores e soltou a bomba. A bola ainda desviou no meio do caminho antes de entrar. Nos minutos finais, a Portuguesa tentou o empate e assustou em cabeçada de Valdomiro, mas sem sucesso.
A Portuguesa volta a campo neste domingo contra o Audax, às 10 horas, no estádio José Liberatti, em Osasco, pela quinta rodada. No sábado, o Botafogo enfrenta o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro, em Santos.