O zagueiro Bolívar, ex-Internacional, esteve em General Severiano e fez na tarde desta segunda-feira os primeiros exames médicos para assinar com o Botafogo. Porém, só completará a atividade nesta terça, e pode até treinar com o restante do grupo na parte da tarde. O jogador, campeão da Libertadores de 2006 e 2010 pelo Colorado, é o quarto reforço para o setor defensivo alvinegro. Além dele, André Bahia e Rodrigo Defendi, zagueiros, e Júlio César, lateral-esquerdo, já estão acertados com o clube.
Após ter se desentendido com Fernandão, então técnico do Inter, Bolívar terminou a temporada afastado do time principal e treinando à parte, no CT de Alvorada, destinado às categorias de base. No Botafogo, ele terá a chance de buscar um novo ciclo para a carreira.
Em 2012, Bolívar fez 27 jogos, sendo 16 deles pelo Brasileirão, oito pelo Campeonato Gaúcho e três pela Copa Libertadores. Porém, mesmo com a pouca utilização, era visto como um dos jogadores mais respeitados, e identificados com a torcida, do elenco colorado.