Em uma dessas ironias do futebol, poucos dias após descobrirem que irão se enfrentar na primeira final alemã da História da Liga dos Campeões, Bayern de Munique e Borussia Dortmund vão fazer um aperitivo da decisão neste fim de semana, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Alemão.
Na teoria, a partida do próximo sábado não vale nada, uma vez que os bávaros já são campeões nacionais (quebrando uma sequência de dois títulos do rival). A expectativa da imprensa local é que ambas as equipes joguem com vários reservas, o que não impede que últimas análises sejam feitas.
De acordo com Thomas Hiete, repórter da revista alemã "Kicker", o jogo deste sábado só servirá para que reservas possam tentar forçar uma vaga no time titular para a final:
- As equipes que entrarão em campo no sábado serão bastante diferentes daquelas que espero ver na final. De qualquer forma, alguns reservas que serão utilizados no jogo da liga podem surpreender e aparecer na decisão. Afinal, que jogo melhor para impressionar a chefia do que um clássico?
Mesmo jogando no Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, os reservas do Bayern de Munique são considerados favoritos. Nas últimas rodadas, os bávaros vêm jogando sem os titulares no Campeonato Alemão e conseguindo resultados expressivos, principalmente o 6 a 1 diante do Hannover 96.
Naquela ocasião, o peruano Pizarro, reserva de Mandzukic e Mario Gómez, marcou dois gols. Outros reservas, como o brasileiro Rafinha e o volante Tymoschuk, também tiveram atuações destacadas.
O Borussia também tem conseguido vitórias com seu segundo time, mas Grosskreutz, Kehl, Sahin e companhia não impressionam tanto quanto os reservas do rival.
FATOR GÖTZE
Um desfalque decisivo do Borussia Dortmund para os próximos jogos é Mario Götze. O meia sofreu uma ruptura muscular na coxa esquerda, durante a semifinal contra o Real Madrid e não entrará em campo contra o Bayern de Munique neste sábado, sendo dúvida até para a final da Champions, no dia 25 de maio.
Com a chegada dos bávaros à final, o técnico Jürgen Klopp enfrenta um dilema moral para a final, caso Götze se recupere da lesão: escalar o jovem jogador, que já está acertado com o rival ou não.
Segundo Hiete, não há dúvidas sobre que decisão o treinador do Borussia Dortmund precisará tomar:
- Para mim, não há nenhum tipo de questionamento. Se o Dortmund quiser sair de Londres campeão europeu, tem que contar com Götze, mesmo que ele não esteja 100%. Não acompanho o time diariamente, mas as informações que tenho são as de que ele é um jogador profissional e quer muito encerrar sua passagem pelo Borussia com o título europeu.