Futebol

Atlético vence a Portuguesa na Baixada

16 set 2001 às 18:10

O Atlético Paranaense finalmente deixou para trás a série de cinco resultados negativos e conseguiu ontem, em Curitiba, vencer a Portuguesa de Desportos por 3 a 1, de virada, com dois gols de Kléber e um de Alex Mineiro. A Lusa marcou seu gol com Ricardo Oliveira. Com esse resultado o Atlético subiu para 17 pontos e aliviou um pouco a pressão que estava no clube.
O jogo marcou a estréia do técnico Geninho, que treinou o time do Santos nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, mas saiu após pressões da torcida. Geninho assumiu o comando do Atlético em um momento conturbado, com uma série de resultados negativos e acusações do ex-técnico Mário Sérgio de que alguns jogadores estavam indo mais às festas do que o necessário.
Com isso, um bom resultado tornou-se obrigatório na estréia, mas foi a Portuguesa que entrou em campo determinada a vencer. Logo aos cinco minutos, o zagueiro Nem deu um passe errado que parou nos pés de Lúcio. O meia avançou e tocou para Ricardo Oliveira marcar o gol luso, sem chances para Flávio.
O gol abateu o Atlético que até os 25 minutos perdia o meio de campo para a equipe paulista. Lúcio e Ricardo Oliveira infernizavam a zaga rubro-negra, até que em três lances sucessivos do atacante Kléber, o time da casa passou a reagir.
Aos 31 minutos, o ala-direito Alessandro recebeu um lançamento e rapidamente para Kleberson, que avançou e foi puxado por Paulo Fabrício dentro da área. O juiz marcou pênalti cobrado com perfeição pelo centroavante Kléber, que marcou seu quarto gol no campeonato.
Até o final da primeira etapa, o Atlético ainda teria mais duas chances, com Kléber e Alex Mineiro, de virar o placar. Para complicar a situação da Lusa, Souza cometeu falta violenta em Kleberson e como já havia levado um cartão amarelo foi expulso.
No segundo tempo o Atlético voltou disposto a virar o marcador. O time de Geninho mostrou força ofensiva e nos primeiros minutos assustou o goleiro Carlos Germano com seguidos ataques de Kleber e Alex. Em um contra-ataque puxado por Alex Afonso, porém, o torcedor rubro-negro quase viu a casa cair.
Para sorte, o atleta não teve competência para concluir a jogada e tocou para Lúcio, que na corrida chutou a bola para as arquibancadas.
Na sequência, aos 11 minutos, Alex Miniero tocou para Kléber, que apenas virou o corpo para vencer o goleiro Carlos Germano e marcar seu segundo gol. Os minutos seguintes foram favoráveis para o rubro-negro, que continuou pressionando a Portuguesa em seu campo. O atacante Ilan, que mais uma vez teve seu nome pedido pela torcida, substituiu Kléber e mandou uma bola na trave.
Aos 47 minutos, Kleberson cobrou um escanteio e Alex Mineiro apareceu na primeira trave para marcar o terceiro gol do Atlético e fechar o placar. Após o jogo, Geninho elogiou a postura da equipe, que soube superar o mau momento.
"Saímos atrás no placar, mas o time mostrou personalidade para virar o marcador e dar início a uma nova fase", disse. Isso poderá ser conferido nesta semana, quando o rubro-negro vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional.

Atlético 3 Flávio; Rogério Corrêa, Nem (Rodrigo) e Gustavo; Alessandro, Pires, Kleberson, Souza (Cocito) e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber (Ilan). Técnico: Geninho
Portuguesa de Desportos 1 Carlos Germano; Alexandre Chagas, Elvis, Sílvio Criciúma e Paulo Fabrício (Hernani); Souza, Fabiano (Maurinho), Evandro e Lúcio; Sandro e Ricardo Oliveira (Alex Afonso). Técnico: Candinho
Árbitro: Wagner Tardelli
Estádio: Joaquim Américo, em Curitiba
Gols: Ricardo Oliveira (5 do 1º), Kléber (31 do 1º e 11 do 2º) e Alex Mneiro (47 do 2º)
Expulsão: Souza (Portuguesa)


Continue lendo