Todos os candidatos ao título do Campeonato Brasileiro já disputaram a 23ª rodada da competição, e a vitória do Atlético-MG sobre o Internacional no sábado (2), no Mineirão, coloca o time mineiro com 87,2% de chance de conquistar a competição nacional, segundo o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O Palmeiras, vice-líder, e o Flamengo, terceiro colocado, aparecem com 2,7% e 8,9% de chance de título, respectivamente. A porcentagem do clube rubro-negro é maior que a do time alviverde por conta da quantidade de jogos já realizados -a equipe de Abel Ferreira tem 39 pontos em 22 partidas, enquanto a de Renato Gaúcho soma 38 em 20.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Na parte de baixo da tabela, os números não são bons para Santos e Grêmio. O time da Vila Belmiro, que nunca foi rebaixado na história do Brasileiro, se encontra com 43,7% de chance de cair para a Série B. O clube comandado por Fabio Carille ocupa a 16ª posição, com 24 pontos, apenas um à frente do Bahia, que abre o Z-4.
O jogo da 23ª rodada do clube paulista, contra o Fluminense, em casa, foi adiado para o dia 27 de outubro após sugestão da CBF para mandar o confronto com torcida no estádio.
Para o Grêmio, que já atuou na rodada, a chance de queda é ainda maior: 47,5%. O time de Felipão perdeu para o Sport por 2 a 1 no domingo (3), em casa, e se complicou ainda mais na luta pela permanência na elite do futebol brasileiro.
Atualmente, ocupa a 18ª posição, com 22 pontos. O time tricolor até tem um jogo atrasado, da 19ª rodada, mas é justamente contra o líder do Brasileiro, o Atlético-MG, no Mineirão. A partida acontecerá no dia 3 de novembro, às 21h.