Joia do futsal do Palmeiras, o jovem Odara Friche, de apenas 16 anos, ganhou uma chance para jogar no time sub-17 de campo da equipe alviverde, à qual se apresentou nesta quarta-feira (1º). Ele iniciará um processo de transição e será avaliado neste período. Caso se destaque, o adolescente poderá negociar um contrato profissional com o Palmeiras, além do valor de uma multa rescisória.
Leia mais:
Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians
Times começam a preparação para o Paranaense 2025
David Luiz decide, Flamengo vence Cruzeiro e se mantém no G4 antes da final
Até barreira mal arrumada é observada em investigações de manipulação no futebol
O camisa 10 do time de salão de sua categoria ganhou destaque no último sábado (27), ocasião em que marcou três gols contra o Corinthians na final do Metropolitano A1 sub-18. A partida foi encerrada com 5 a 2 para o Palmeiras, quando uma discussão entre os jogadores resultou em uma briga com invasão de torcedores identificados com uniformes da organizada Gaviões da Fiel na quadra do ginásio Presidente Ciro II, na Penha, zona leste de São Paulo.
A reportagem apurou que a decisão de Odara ganhar uma chance no time de campo já havia sido tomada mesmo antes do destaque do jogador na final do último fim de semana. O jovem é acompanhado de perto desde que chegou ao Palmeiras.
O movimento de ida do salão para o campo não é uma novidade na base do Palmeiras. Endrick, Fabinho, Garcia, Jhon Jhon e Luis Guilherme começaram suas carreiras no futsal e depois fizeram uma transição semelhante. Hoje eles fazem parte do elenco treinado por Abel Ferreira.
Apelidado de Odara, o novo atleta palmeirense se chama, na verdade, Odanagué Okin Rodrigues de Souza Friche. De origem iorubá, o apelido significa "aquele que veio para trazer prosperidade e amor" e deveria ser o nome de batismo do jovem, com ascendência africana.
Odara atua como ala no futsal e como meia no futebol de campo. As características da joia que chamaram a atenção no Palmeiras foram dribles rápidos em espaços curtos, visão de jogo, boas tomadas de decisões, boa aceleração e bom passe.
O jovem chegou ao Palmeiras em 2022 e já passou por dois rivais do time alviverde, o Santos e o Corinthians, além de Gremetal e Portuários. Natural de São Paulo, Odara já conquistou vários títulos na base do salão e foi artilheiro duas vezes. Alguns dos títulos foram Estadual Sub-9, Paulista Sub-10, Metropolitano e Estadual Sub-12, Ibercup Sub-13, Copa Votorantim Sub-15, Metropolitano e Estadual Sub-16 e Metropolitano Sub-18.
ESTREIA NA COPA DO BRASIL
Além da transição de Odara, a quarta-feira no Palmeiras marcou o último dia de preparação do time profissional para a estreia na Copa do Brasil em 2024. A equipe comandada por Abel Ferreira entra na competição em confronto com o Botafogo-SP nesta quinta (2), a partir das 21h30.
A expectativa é de que Abel poupe parte dos titulares no jogo válido pela ida da terceira fase do torneio. Zé Rafael, totalmente recuperado de uma lombalgia, poderá aparecer na equipe principal. Depois da partida no Allianz Parque, os times farão o jogo da volta apenas em 23 de maio, em Ribeirão Preto.