Futebol

Alex atribui saída a descaso da diretoria do Fenerbahçe

02 out 2012 às 17:46

O meia Alex atribuiu nesta terça-feira sua saída do Fenerbahçe ao descaso da diretoria, que o teria preterido em benefício do técnico Aykut Kocaman. Ídolo da torcida turca, o brasileiro culpou ainda um suposto autoritarismo do treinador, que o afastou do time na segunda-feira.

Em nota oficial, Alex disse que Kocaman o afastou porque estaria se sentindo ameaçado pela sua liderança no vestiário. "O treinador me passou da seguinte maneira: ''Eu sou o treinador e a liderança do time, mas você é muito grande e forte. Não posso ter você contra minhas ideias dentro do vestiário. Por isso tomei essa decisão''".


O meia, então, recorreu ao presidente do clube, que teria minimizado seu afastamento. "Entrei na sala do presidente às 16h15 e saí às 16h18. Oito anos de clube e ele resolveu tudo em apenas três minutos", revelou Alex, sem esconder a insatisfação com o tratamento recebido.


"O presidente me disse: ''Pode falar''. Eu disse que gostaria de saber como proceder naquele momento, já que o treinador tinha me proibido de treinar juntamente com o time". O dirigente, porém, concordou com a decisão do técnico e deu um ultimato ao brasileiro. "A decisão é sua! Você treina em separado ou vai embora!", teria dito o presidente. "Assim acabou. Não posso treinar separado somente porque eles desejam e se preocupam com aquilo que represento dentro do vestiário".


Alex afirmou ainda que dará mais detalhes sobre sua saída em entrevista coletiva na segunda-feira. E confirmou que pretende voltar ao Brasil logo após se manifestar diante da torcida. Só não deu indicações sobre seu futuro profissional.


O comportamento do presidente e do técnico do Fenerbahçe contrastam com a relevância de Alex para o time nos últimos anos. Autor de 185 gols e 162 assistências em oito anos, o meia chegou a ser homenageado com uma estátua gigante na frente do estádio, no dia 15 do mês passado, por conta de suas contribuições ao clube. Ele participou da conquista de 3 títulos do Campeonato Turco, 2 da Supercopa da Turquia e uma da Copa da Turquia.


Segundo relatos da imprensa turca, o técnico do Fenerbahçe teria inveja de Alex, já que o brasileiro chegou perto de ultrapassar o próprio treinador na lista dos maiores artilheiros da história do clube - a diferença entre eles é de nove gols, em sétimo e oitavo lugares. Em agosto, por causa de supostas desavenças, o meia foi barrado de uma partida da equipe.

Agora livre para acertar com outros clubes, Alex tem boa chance de voltar a atuar no futebol brasileiro. Palmeiras e Cruzeiro, onde ele teve maior sucesso no País, já demonstraram interesse em contar novamente com o jogador.


Continue lendo