A expectativa era grande, mas não será hoje que a torcida corintiana reencontrará Ronaldo. O técnico Adilson Batista vetou a participação do Fenômeno no confronto contra o Avaí, neste domingo (15), às 16 horas, na Ressacada, em Florianópolis.
''Vi uma dedicação, mas, infelizmente, ele não está apto para suportar 45 minutos'', disse Adílson. A previsão do treinador é que Ronaldo volte apenas no próximo dia 29 contra o Vitória, no Pacaembu. Seu último jogo pelo Corinthians foi em 9 de maio, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Paranaense, em que fez um gol de pênalti, pela primeira rodada do Brasileirão.
Ao longo da semana, vários jogadores garantiram que ele estaria em campo pelo menos 45 minutos. Na sexta, no entanto, veio o balde de água fria. De acordo com Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians, o atacante está clinicamente liberado para jogar e não sente mais dores no púbis e na panturrilha direita. Agora, o problema é a sua condição física. ''Houve um consenso entre os profissionais de fisiologia e fisioterapia do clube e achou-se melhor esperar um pouco mais para ele voltar'', afirmou.
Se Ronaldo não joga, o volante Jucilei está confirmado. Recém-chegado da seleção brasileira, está garantido, pois o treinador não tem peças para escalar o time com três atacantes, já que além de Ronaldo, Dentinho também está fora. Para garantir a vaga, Jucilei topa fazer qualquer negócio, como atuar na ala direita ou de primeiro volante, como jogava nos tempos de Mano. Ou ainda como segundo volante, sua posição preferida. ''Estou louco para jogar'', avisou o volante, que atuou apenas três minutos em sua estreia com a camisa amarela.
No Avaí, o clima é de confiança após a boa vitória sobre o Santos por 3 a 1 na quinta-feira pela Copa Sul-Americana. Para o duelo contra o Corinthians o técnico Antônio Lopes deve colocar o goleiro Renan, que também estava nos Estados Unidos com a seleção brasileira, no lugar de Zé Carlos, manter o zagueiro Rafael ao lado de Emerson, e seguir com Vandinho no ataque, já que ele fez dois gols contra o Santos e Roberto segue entregue ao Departamento Médico do clube catarinense.
Em Florianópolis
Avaí
Renan; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Davi e Caio; Robinho e Vandinho. Técnico: Antônio Lopes
Corinthians
Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley. Técnico: Adílson Batista
Árbitro: Péricles Cortez (FIFA-RJ)
Estádio: Ressacada
Horário: 16 horas