José Mourinho ignorou a má campanha do Real Madrid no Campeonato Espanhol (três vitórias, um empate e duas derrotas) e, sabendo ser uma disputa particular, demonstrou empolgação para o clássico deste domingo no Camp Nou, contra o rival Barcelona. "Adoramos enfrentá-los. E sei que eles também gostam de jogar contra nós. É uma partida especial, que para o mundo", comentou o treinador português.
Os rivais estão em situações opostas no Campeonato Espanhol: o Barcelona venceu os seus seis jogos e lidera com uma diferença de dois pontos para o Atlético de Madrid, que tem 16. Já o Real soma apenas 10 pontos e está em sexto lugar. Mourinho sabe que, caso queira alimentar esperanças de ganhar o título, o clássico deste domingo é fundamental. "Temos o objetivo de ganhar o campeonato. O clássico é o confronto de dois rivais diretos. Sabemos que, se um conquista três pontos, o outro não pontua...", avaliou.
Caso o Real seja derrotado no Camp Nou, verá o Barcelona abrir 11 pontos de vantagem, o que é uma diferença muito significativa em um campeonato no qual o aproveitamento do campeão tende a ser superior a 80%. Se vencer, o time de Madri poderá voltar a ter esperança em faturar o 33º título nacional, pois a diferença cairia para cinco pontos e ainda haverá o confronto no Santiago Bernabéu no returno.
Além da embalo natural do rival, Mourinho ainda terá que lutar contra uma estatística negativa: a desvantagem que ele leva em duelos contra o Barcelona desde que assumiu o Real. O técnico português perdeu cinco clássicos, empatou três e venceu outros três. Ao menos, ele pode ter como boa recordação o fato de que uma dessas vitórias foi justamente no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol da temporada passada, um 2 a 1, em 21 de abril deste ano.