Tendo a disputa da Copa do Mundo de futebol feminino como destaque, o ano de 2023 promete muitas emoções para os amantes da modalidade.
Porém, a ação já começa na próxima segunda-feira (2), com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro.
Se em 2022 as atenções de torcedores de todo o mundo se concentraram no Catar, sede do Mundial masculino, em 2023 os olhos estarão na Austrália e na Nova Zelândia, que, entre 20 de julho e 20 de agosto, receberão a Copa do Mundo de futebol feminino.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Ver essa foto no InstagramPublicidade
O Brasil estará na competição, na qual buscará o inédito título. A equipe comandada pela sueca Pia Sundhage faz parte do Grupo F, ao lado de França, Jamaica e de um time que será definido na repescagem, e contra o qual a seleção estreará no Mundial no dia 24 de julho.
Porém, antes a equipe canarinho disputa a primeira edição da Finalíssima Feminina, no dia 6 de abril no estádio de Wembley (Londres). O Brasil, atual campeão da América do Sul, mede forças com a Inglaterra, campeã da Europa.
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DE 2026
Para a seleção masculina o principal compromisso em 2023 serão as primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
COPINHA
Mas a temporada do futebol brasileiro começa já nesta segunda, com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A Copinha reunirá 128 equipes dos 26 estados e do Distrito Federal, que atuarão em 32 sedes, distribuídas por 30 cidades paulistas. O torneio vai até o dia 25, aniversário da capital paulista. Tradicionalmente, nos primeiros dias do ano também são disputados os primeiros jogos dos Campeonatos Estaduais.
Falta pouco pra mais uma Copinha 🥰❤️#Copinha2023
— Copinha (@Copinha) December 19, 2022
📷Marco Galvão/Ag. Paulistão pic.twitter.com/FZfWwW4Qmr
MUNDIAL, LIBERTADORES E SUL-AMERICANA
Em fevereiro, a partir do dia primeiro, o foco será o Mundial de Clubes, no qual o Flamengo buscará no Marrocos o bicampeonato da competição. No mesmo mês Altlético-MG e Fortaleza estarão envolvidos com a fase prévia da Copa Libertadores.
A fase de grupos da principal competição de clubes da América do Sul terá início apenas no dia 5 de abril. A decisão está programada para 11 de novembro, em sede ainda a ser definida. Já a versão feminina do torneio será disputada toda na Colômbia, entre 5 e 21 de outubro.
🔜🏆 Um novo caminho da #GloriaEterna! Os confrontos da Fase 2 e os cruzamentos da Fase 3 da CONMEBOL #Libertadores 2023 estão definidos.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) December 21, 2022
👀🇧🇷 @Atletico e @FortalezaEC serão os primeiros brasileiros em campo, na semana de 22/2.
⚽️ Só 4⃣ clubes irão à Fase de Grupos. pic.twitter.com/Uhkn1ynzJp
Já a Copa Sul-Americana começará um pouco mais tarde, no dia 8 de março. A final está prevista para o dia 28 de outubro.
COMPETIÇÕES NACIONAIS
Entre os homens, as competições nacionais darão o pontapé inicial no dia 22 de fevereiro, com as primeiras rodadas da Copa do Brasil, cuja decisão está marcada para o dia 24 de setembro. Já a Série A do Campeonato Brasileiro será disputada entre os dias 16 de abril e 3 de dezembro.
No feminino, a competição que abre a temporada nacional é a Supercopa Feminina, entre 5 e 12 de fevereiro. No mesmo mês, mas a partir do dia 26, começa a Série A1 do Brasileiro Feminino, cuja final está programada para 17 de setembro.