O Brasil derrotou a Argentina por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 24/26, 25/18 e 25/18, e faturou mais um título do Sul-americano de vôlei masculino na manhã deste domingo (5). Com essa conquista, a seleção brasileira segue vencendo todos os campeonatos continentais no qual participou - são 33 títulos em 34 edições, já que em 1964 os brasileiros não competiram.
Com a vitória, o Brasil chegou aos 12 pontos, em quatro jogos, e concluiu a competição com 100% de aproveitamento, perdendo apenas um set -na partida de hoje- durante todo o campeonato.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Vale citar que neste Sul-americano a seleção brasileira estava com alguns jogadores diferentes com relação às Olimpíadas: Vaccari, Maique, Flávio, Adriano, Aboubacar, Cledenilson e João Rafael. Wallace, por exemplo, antes da competição havia anunciado sua aposentadoria da seleção.
Esse foi o primeiro confronto entre as seleções desde que a Argentina venceu a disputa pelo bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
1º SET
O Brasil começou muito bem, com Maique fazendo boas defesas e Alan colocando a bola no chão. Depois de um início mais acirrado, os brasileiros foram muito superiores e conseguiram manter uma boa diferença no placar, fechando o primeiro set com tranquilidade por 25 a 17.
2º SET
Em mais um início disputado, com ponto lá ponto cá, com a Argentina sem impondo mais e não permitindo que o Brasil abrisse uma vantagem. Os argentinos pegaram confiança no jogo, conseguiram abrir dois pontos - 9 a 7 -, mas, após isso, a partida voltou a ficar acirrada.
Renan Dal Zotto pediu tempo para tentar reorganizar a seleção brasileira, mas os argentinos voltaram inspirados e conseguiram abrir a maior vantagem do set, três pontos. O Brasil conseguiu reagir, colando no placar, mas a Argentina fechou o set por 26 a 24.
3º SET
Com a partida empatada, o começo do terceiro set foi muito disputado. Com as duas equipes bem no jogo e o placar parelho, chegando a ficar 13 a 13. Depois disso, o Brasil conseguiu se impor e abrir cinco pontos de vantagem num momento importante, 20 a 15. O técnico argentino parou o jogo para tentar acabar com a sequência brasileira, mas não funcionou e os comandados de Renan fecharam em 25 a 18.
4º SET
O Brasil fez um início avassalador, abrindo 7 a 1 com muita facilidade. Mas a Argentina voltou para o set e conseguiu diminuir a vantagem para apenas dois pontos. Apesar disso, a seleção brasileira não se abalou e seguiu jogando muito bem.
Com o set encaminhado, o Brasil garantiu a conquista do 33º título de Sul-americano, fechando com o placar de 25 a 18.