A nova fase de "Além do tempo" começa em 20 de outubro, mesmo dia em que termina a fase atual e que na última sequência da história, Pedro (Emílio Dantas) provoca a morte de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso), e acaba assassinando Melissa (Paolla Oliveira). Na segunda fase da história, os personagens aparecem 150 anos depois com questões para resolverem entre si. A partir desse momento, Vitória (Irene Ravache) será mãe de Emília (Ana Beatriz Nogueira).
"Uma chance de, agora, nos dias atuais, não repetirem os mesmos erros do passado. Somos humanos e nada, nem as alegrias, nem os acertos, os erros, nem as desgraças, nos são estranhos. Em cada vida temos a chance de evoluir, de tentar superar nossos limites, está em nossas mãos ao menos tentar. Para isso possuímos o livre arbítrio... essa dádiva que nos torna senhores do nosso destino. Nesta... e em todas as vidas que ainda teremos que viver", escreveu Elizabeth Jhin na sinopse da segunda fase.
Emília é dona de uma empresa de importação de vinhos e espumantes no Rio de Janeiro; uma mulher moderna, elegante, altiva, rica, poderosa. Volta em 2015 como mãe de Lívia. É ambiciosa e às vezes não se importa de passar por cima de alguém para ter êxito em algo que deseja. "Vamos ver como é que Emília, que tanto criticou Vitória na outra vida, está lidando com o poder e o dinheiro nesta encarnação. É fácil julgar os outros quando não se está na mesma situação. Por isso todo julgamento que fazemos de outras pessoas é tão injusto", explica a autora.
Já Vitória é mostrada como uma senhora de aspecto rude, mas altiva, com rosto sofrido. Ela é a proprietária falida de uma vinícola no Sul que se vê obrigada a vender a propriedade por estar atolada de dívidas. Sem um tostão, é também obrigada a morar de favor com a cunhada Zilda (Nívea Maria) e tem enorme dificuldade de se adaptar à nova realidade. Vai entrar em grande conflito com Emília quando esta comprar sua vinícola. (As informações são do site Extra)