A primeira prova eliminatória da terceira temporada do "MasterChef Brasil" aconteceu nesta terça-feira (5). A caixa misteriosa também estreou na edição, com ingredientes de difícil combinação, como carré de porco, ervilha, repolho, ovo, cevadinha, maçã verde e chocolate.
A maioria dos competidores optou pelo carré. De acordo com avaliação de Paola Carosella, Eric Jacquin e Henrique Fogaça, os melhores foram Bruna, Gabriella, Fábio, Thaiana, Leonardo e Vanessa. Bruna foi a vencedora da etapa por ter apresentado a receita mais equilibrada.
Guilherme, Lívia e Lee tiveram dificuldades com a prova e foram considerados os piores, sendo punidos com 15 minutos a menos que os colegas na eliminatória, que testou o talento e a técnica dos participantes na execução de pratos típicos do Brasil. As opções eram rabada (Sul), pato no tucupi (Norte), virado à paulista (Sudeste), escondidinho de carne de sol (Nordeste) e galinhada com arroz de pequi (Centro-oeste).
Por ter vencido a prova da caixa misteriosa, a mineira Bruna foi responsável por escolher uma receita para cada competidor. O pato no tucupi de Raquel, classificado como "perfeito" por Paola, foi eleito o melhor da noite. O paulista Aluísio, que preparou rabada, também teve a receita elogiada. Quem não se deu bem e acabou saindo do programa foi a publicitária Hellen.
Segundo a avaliação dos jurados, a primeira eliminada da edição preparou uma rabada "dura, seca e sem molho". Hellen disputou a eliminação com a carioca Paula, que também optou pela rabada e queimou o molho durante a preparação. Ela, no entanto, conseguiu amenizar o erro colocando mais vinho e água no preparo.
"Nós temos que decidir qual prato a gente não conseguiria comer até o final", disse Paola antes de anunciar a decisão. "Você deixou seu sentimento na panela e não passou para o prato", criticou Jacquin.
Em entrevista ao Portal da Band, Hellen disse que deveria ter seguido seus instintos na hora de preparar a rabada com polenta. "Eu deveria ter escutado mais a minha intuição e ter executado o prato da forma que eu acreditava ser a mais coerente. Ouvi vários conselhos de várias pessoas queridas que tentaram me ajudar – e ajudaram, com certeza! –, mas talvez eu não tenha sabido filtrar muito bem todos eles", declarou a eliminada. "A cozinha tem dias bons e ruins. Hoje foi um dia ruim e é uma pena que tenha sido justamente em um dia de prova de eliminação", concluiu. (Com informações do UOL e da Band)