Os gêmeos nas novelas são, por natureza (ou clichê), totalmente opostos. Um é o bonzinho e o outro é o vilão da trama e quase sempre eles disputam o amor da mesma personagem. Uma das duplas que mais causou na teledramaturgia brasileira foi Ruth e Raquel, ambas interpretadas por Glória Pires em "Mulheres de Areia". A novela, que voltou ao ar nesta segunda-feira (29) no Viva, mostrou como dar vida a dois personagens ao mesmo tempo é um desafio, que a atriz, na época com 29 anos, soube lidar muito bem.
Além desse exemplo, quem não se lembra de Reinaldo Gianecchini como Paco e Apolo em "Da Cor do Pecado" e Lucas e Leo de "O Clone", que fizeram Jade chorar a novela inteira? Confira esses e outros gêmeos que marcaram a televisão brasileira:
Viver a Vida
Mateus Solano brilhou em sua primeira novela dando vida aos gêmeos Miguel e Jorge. "Viver a Vida", trama de 2009 do autor Manoel Carlos, mostrava a disputa dos irmãos pelo amor de Luciana (Alinne Moraes). Jorge era o namorado da moça, o playboy que não soube lidar com o acidente que deixou Luciana tetraplégica. Já o médico Miguel demonstrou todo seu amor ao cuidar da jovem.
Caminhos do Coração/Os Mutantes
A novela, que foi ao ar de 2008 a 2010 na Record, tinha Bianca Rinaldi como as gêmeas Maria e Samira. A primeira era a boazinha enquanto a segunda, criada em laboratório, era a má. Na trama, que tinha Gabriel Braga Nunes como vampiro, as irmãs podiam voar, lutar como heroínas e até pular de prédios.
Paraíso Tropical
Paula e Taís foram as gêmeas interpretadas por Alessandra Negrini e que causaram em "Paraíso Tropical", novela de Gilberto Braga televisionada em 2007. Taís era uma mulher fútil, mau-caráter, mentirosa e era capaz de tudo por dinheiro, ou seja, a mais polêmica da trama. Paula era totalmente o oposto: boazinha, simpática e humilde. Ambas ficavam com Daniel, interpretado por Fábio Assunção.
Da Cor do Pecado
Reynaldo Gianecchini fez o público suspirar por Paco e Apolo em "Da Cor do Pecado", de João Emanuel Carneiro, exibida em 2004. Paco simulou a própria morte por não aguentar a vida triste ao lado do pai milionário, Afonso (Lima Duarte), e da noiva má, Bárbara (Giovanna Antonelli). Já Apolo era o surfista filho da Mamuska (Rosi Campos). Sorte mesmo tinha a Preta (Tais Araújo), que ficava com os dois.
O Clone
Murilo Benício deu vida aos gêmeos Diogo e Lucas e depois ao clone Leo, em "O Clone", em 2001. Escrita por Glória Perez, a novela foi um sucesso de Ibope. Os irmãos disputavam o amor de Jade, que passou a novela toda sofrendo, mas no final encontrou a felicidade ao lado de Lucas.
Mulheres de Areia
Originalmente exibida em 1993 pela TV Globo, o destaque de "Mulheres de Areia" foi a interpretação de Gloria Pires, que deu vida às gêmeas Ruth e Raquel. A primeira era a boazinha e maltratada pela irmã Raquel, que até já tentou roubar o namorado dela, o Tonho da Lua, o papel mais marcante de Marcos Frota.
(Com informações do UOL)