Antônio Pedro de Souza e Silva, conhecido apenas por Russo, morreu na manhã do último sábado (28), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, aos 85 anos, por complicações decorrentes de uma infecção pulmonar.
O ex-assistente de palco da Globo havia sido internado no dia 22 de janeiro, no Hospital de Clínicas Mário Lioni, apresentando um quadro grave de pneumonia.
"Ele não estava lúcido, porque o Alzheimer dele estava muito avançado e tinha dificuldades de reconhecer as pessoas. Precisava de ajuda para tomar banho, comer e até para andar", disse Bruna Bergamini, neta de Russo.
Russo trabalhou na Globo por 46 anos, e ganhou projeção na frente das câmeras graças a Chacrinha que, em 1965, o convidou para animar a plateia de seu programa. Na emissora, ele trabalhou com os principais apresentadores, como Faustão, Xuxa, Luciano Huck e Angélica.
Foi demitido da Globo em 2014 e entrou em depressão. Seu último trabalho na TV foi a participação em um comercial de um automóvel. Nos últimos anos, vivia com a filha, Fernanda, em Duque de Caxias.
Mas o que realmente incomodou os internautas foi o modo como a Rede Globo tratou a perda. O Jornal Nacional não noticiou a morte de Russo, que trabalhou por 46 anos nos principais programas de auditório da casa.
O noticiário do sábado (28), dia da morte de Russo, falou da morte do ator britânico John Hurt, aos 77 anos, e dedicou um minuto de sua grade ao estrangeiro, mas não citou o famoso contrarregra. Nas redes sociais, o público notou a ausência de uma reportagem sobre ele e criticou o telejornal e a emissora.
O apresentador Faustão achou necessário prestar uma homenagem ao antigo funcionário da Globo em seu programa neste domingo (29). Porém, quando todos esperavam um tributo notável, Fausto não gastou mais que 20 segundos falando sobre Russo, o que incomodou novamente quem acompanhava tudo de perto.
"E não podemos deixar de falar de Antônio Pedro de Souza e Silva, o Russo. Um catarinense criado no Rio de Janeiro e que trabalhou nos programas do Chacrinha, no Domingão, no Programa da Xuxa e que morreu aos 85 anos, deixando um trabalho de muita dignidade.", encerrou o apresentador antes de dar início ao quadro dedicado às vídeos cassetadas.
Os usuários do Twitter mais uma vez não perdoaram e comentaram a postura de Fausto. "Rapidona essa homenagem ao Russo, mas eu imaginava que o Faustão ia fazer diferente, e não ia deixar de falar dele #riprusso #domingao", destacou uma internauta.
"Só isso mesmo, Faustão? Total falta de respeito com um cara que foi um dos grandes personagens da TV Globo", esbravejou outro. "Faustão o único que mencionou a morte do Russo, falou pouco mas falou", ressaltou mais um usuário.
(Com informações de Entretenimento R7)