Nos últimos anos, sempre que uma nova produção era aprovada iniciava-se uma verdadeira guerra nos bastidores da Globo. Autores e diretores se digladiavam para conseguir o melhor elenco possível para as suas novelas. Este panorama, no entanto, desagradava a direção da emissora, que testemunhava o nascimento de inimizades e o aumento das panelinhas.
A partir de agora, a regra mudou, garante a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Assim que um folhetim é confirmado, seus responsáveis têm o direito de reservar apenas seis atores. Estes ficam impossibilitados de aceitar outros convites. O restante do elenco, no entanto, deve ser negociado junto aos demais projetos do canal.
Inevitavelmente, a acirrada disputa termina atingindo os atores, que por sua vez chegam a fazer lobby para trabalhar com seus autores e diretores prediletos.
A mais recente movimentação neste ''mercado'' envolve as atrizes Nathalia Dill e Paola Oliveira. Enquanto a primeira foi confirmada em ''O Pequeno Buda'', de Thelma Guedes e Duca Rachid, a segunda está perto de acertar sua participação no próximo trabalho do novelista Walcyr Carrasco.