"Y Tu Mamá También" veio do México, com a assinatura do cineasta Alfonso Cuarón. Apesar da superficie enganosa que convida a uma troca de títulos - ‘American Pie’ por ‘Tortilla Mexicana’ -, é um road movie que vai muito além de somente apimentados sketches pubescentes de olho no box office.
Aos dezessete anos, os amigos Julio e Tenoch (Gael Garcia Bernal e Diego Luna, melhores atores estreantes, Troféu Marcello Mastroianni em Veneza 2001) vivem a irresponsabilidade de quem é governado somente pelos hormônios.
Numa festa, conhecem a bela prima de um deles, a já adulta Luisa (Maribel Verdú) e a convidam para uma viagem ao litoral. Ela curtindo uma confessada traição do marido, eles antevendo a grande aventura sexual, aquela fantasia erótica que habita sonhos libidinosos da adolescência planetária.
A jornada em busca do mar e de prazeres hedonistas de fato ocorre, mas quanto mais o trio avança pelo interior à procura do litoral, mais se defronta com um país conturbado, socialmente fragmentado.