A discussão em última instância da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, que aconteceria ontem às 17 horas, em sessão extraordinária, foi transferida para hoje. A votação será às 14h30, em sessão ordinária, na Assembléia Legislativa.
Há mais de um ano a Lei foi aprovada em primeira discussão por unanimidade. "Se tudo correr bem e ela for aprovada agora, dentro de 90 dias estaremos com a Lei regulamentada e pronta para entrar em funcionamento", comemora Luiz Arthur Montes Ribeiro, um dos integrantes do Fórum Permanente de Arte e Cultura do Paraná, recém instalado no Estado. Em sua opinião, a Lei representará o início de uma real política estadual de cultura local.
O compositor Cláudio Ribeiro, que também integra o Fórum, diz esperar que os deputados estejam sensibilizados para a votação. "Com a Lei Estadual promoveremos verdadeiramente o mercado da cultura paranaense, atingindo fatos que permitem uma transformação social", garante.
Ele afirma estar confiante na aprovação da Lei, o que foi definido pelo Fórum como prioridade absoluta dos artistas paranaenses. Ontem, o deputado Nelson Justus também afirmou que está confiante e que torce pela aprovação da Lei.
Vale lembrar que o Paraná é um dos únicos Estados do Brasil que ainda não tem uma Lei de Incentivo à Cultura. O projeto foi apresentado pela primeira vez há mais de dois anos pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT).