Shows & Eventos

Viola caipira em Curitiba

30 out 2001 às 11:38

A música instrumental brasileira, com destaque para a viola caipira, compõe o repertório que reúne criações do próprio Gulin e de compositores como Roberto Correa, Mário de Andrade, Peão Carreiro, Tonico, Nhô Berlarmino, Alvarenga e Ranchinho.

O programa Terça Brasileira no Paiol tem nessa edição a música brasileira de raiz como inspiração. No palco também estarão Oswaldo Rios (voz), Fernando Vieira (voz e violão), Cortes (viola e voz), Nilton Rodrigues (viola e voz), Ernani Martins (viola) e Daniel Vicente (viola e voz), além da dupla Vicenti (sanfona) e Vicentinho (violão).


Rogério Gulin, responsável pela condução do espetáculo, começou seus estudos de viola caipira como autodidata até conhecer, em 1986, durante o Festival de Música de Ouro Preto, o violeiro Roberto Corrêa, com quem realizou vários cursos e workshops. Formado em violão clássico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Gulin é professor do Conservatório de Música Popular Brasileira e integrante dos grupos "Viola Quebrada", "Terra Sonora" e "3 de Paus .


Com o "Viola Quebrada" realiza um trabalho voltado especialmente à música caipira. O grupo tem um CD gravado com participações da dupla Pena Branca e Xavantinho e Roberto Corrêa. No "Terra Sonora", Gulin dedica-se a temas tradicionais de todos os lugares do mundo. O grupo já tem dois CDs gravados, sendo que o primeiro contou com a direção de José Eduardo Gramani. No conjunto "3 de Paus", o violeiro apresenta temas de humor do repertório caipira, além de desenvolver trabalho como solista.

Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho), programa Terça Brasileira no Paiol com Rogério Gulin e convidados, nesta terça-feira, às 20 horas. Ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50 (estudantes e pessoas maiores de 65 anos)


Continue lendo