Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Todo dia é dia de índio

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
19 abr 2001 às 08:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia do Índio será comemorado hoje com dois eventos culturais. A artista plástica Janete Burda lança o livro "Missões Guarani", às 18 horas, no Museu de Arte do Paraná. A fotógrafa Alessandra Haro e a antropóloga Luli Miranda abrem na Biblioteca Pública do Paraná a exposição indígena "Ta-Anga", que se estende até o dia 30 de abril, com entrada franca.

A obra de Janete é composta de textos, mapas e ilustrações. A idéia surgiu quando a artista visitou, em 1983, as ruínas das Missões Guarani, em São Miguel (RS). Impressionada com a história das missões, Janete organizou uma exposição, no Teatro Antonio Sepp, em Santo Angelo, em 1992. De lá para cá, a artista prepara o livro. Mas a realização da obra só foi possível com a ajuda da amiga Sofia Sieradzki, que bancou a edição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A exposição de Alessandra e Luli é composta de 15 fotos, dezenas de peças de microesculturas de animais e objetos utilitários indígenas, tem como objetivo mostrar ao público um pedaço da cultura indígena, onde cada figura e cada objeto conta um pedaçinho de sua história.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Uma grande parte dos animais esculpidos que estão na exposição não existem mais nas áreas onde as comunidades vivem. São, por tanto, desconhecidos pelas gerações mais novas. Mesmo assim continuam presentes nos seus mitos e rituais. "Esculpi-los talvez seja um ato de mantê-los vivos", diz a fotógrafa Alessandra.


"Nesta pequena mostra, queremos apresentar uma aresta pouco observada do cotidiano indígena, que geralmente é apresentado por suas carências e tragédias e que, apesar de tudo, segue expressando e adaptando seu imaginário povoado de seres que compõem seu habitat e seu mundo mítico", conclui Alessandra.

Serviço: Exposição indígena "Ta-Anga", de hoje a 30 de abril, no 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20 horas, aos sábados das 8h às 13 horas. Entrada franca. Lançamento do livro "Missões Guarani", de Janete Burda, hoje, às 18 horas, no Museu de Arte do Paraná (Rua Kellers, 289).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo