Imagine como seria uma montagem que reúne Shakespeare, Barbra Streisand e drag queens... Não é necessário ficar apenas na imaginação. O público do Festival Internacional de Londrina – Filo 2002 poderá conferir a montagem do texto ‘Tímon de Atenas’, de William Shakespeare, numa adaptação do grupo carioca Os Privilegiados.
A apresentação acontece hoje, às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde. O espetáculo, que reúne em cena 18 atores, também será levado para Maringá no domingo, às 20h30, no Teatro Callil Haddad, como extensão do festival.
Os Privilegiados foi criado em 1991 pelo ator e diretor Antônio Abujamra, que há um ano deixou o grupo e a tarefa da direção nas mãos de João Fonseca. O novo diretor foi quem escolheu e adaptou o texto.
Apesar de ser classificado como uma tragédia, ‘Tímon’ também é uma farsa que aborda o poder do dinheiro e a ingratidão. Observando uma situação semelhante nas relações do cotidiano, João Fonseca viu a possibilidade de adaptar a obra para a atualidade. ‘Mesmo 400 anos depois de escrito, o texto mostra que a humanidade evoluiu muito pouco’, constata.
SERVIÇO:
‘Tímon’, espetáculo do grupo carioca Os Privilegiados. Texto: William Shakespeare. Direção e adaptação: João Fonseca. Coreografia: Johaine Ildefonso. Cenário: Charles Moeller. Figurino: Filomena Mancuzo. Iluminação: Daniela Sanches. Duração: 1h30.
*Leia a reportagem completa no jornal Folha de Londrina desta sexta-feira.