O universo temático do dramaturgo londrinense Mário Bortolotto, radicado há quase uma década em São Paulo, volta a ser explorado no palco pela nova safra de atores da cidade. Desta vez, é a peça ''Diário das Crianças do Velho Quarteirão'' que ganha montagem através da produtora Artistas Independentes, encabeçada pelo diretor Sérgio Mello.
A peça estréia na sexta-feira, 17 de novembro, às 20h30, no Salão do Sesc (R. Fernando de Noronha, 264), em Londrina, ficando em temporada até o dia 02 de dezembro com sessões às sextas e sábados.
O elenco traz os atores André Martins, Carolina Gambarini e Raphael Laffranchi. ''Eu apresentei textos de outros autores, mas eles se entusiasmaram com essa peça do Mário, decidindo pela montagem já após a primeira leitura'' - conta Mello, que dirigiu e atuou em outra peça do dramaturgo no ano passado.
Em ''Diário das Crianças do Velho Quarteirão'', três amigos se encontram no apartamento de um deles para beber e divagar, geralmente para criticar a vida consumista e o modelo de comportamento das novas gerações. ''Eles se apóiam uns nos outros como uma espécie de conforto para suas angústias. Os três têm interesses diferentes, mas convergem no desprezo pela cultura pré-fabricada da sociedade contemporânea'' - explica o diretor.
As cenas são ligadas por flash-backs. Tati (Carolina Gambarini) é uma garota independente, de personalidade forte e com vida desregrada e boêmia. Álvaro (Raphael Laffranchi) é um jovem desempregado fanático por histórias em quadrinhos. Jaime (André Martins) é um músico frustrado, um apaixonado por blues e jazz que toca em bares à noite para faturar alguns trocados. É dele a maioria dos discursos inflamados.
Numa passagem enfurecida, dispara: ''Eu miro um e atiro. Meu alvo preferido são os garotos de moto, a plaiboyzada chinfrosa dando cavalinho de pau. Cambada de mané. Também gosto de acertar as biscatinhas que ficam sentadas nos capôs dos carros de minissaia balançando as perninhas''. O texto é pontuado por referências a personagens e lugares de Londrina.
''Algumas citações estão datadas, mas procuramos manter fidelidade ao texto original. Essa foi uma exigência do autor, que via essa peça como uma homenagem a Londrina, que ele chamava de velho quarteirão'' - diz. Segundo o diretor, o que mais chama atenção na dramaturgia de Bortolotto é o tratamento conferido aos diálogos. ''Os diálogos fluem na boca dos atores, tudo fica orgânico'' - assinala.
André Martins e Carolina Gambarini formaram-se na Escola Municipal de Teatro, onde foram alunos de Mello. Raphael Laffranchi chegou a estudar ali, mas não concluiu o curso. Ele é conhecido do público como apresentador de TV. Faz sua estréia como ator.
Serviço:
''Diário das Crianças do Velho Quarteirão''
Texto: Mário Bortolotto
Direção: Sérgio Mello
Elenco: André Martins, Carolina Gambarini e Raphael Laffranchi
Datas: a peça fica em cartaz de 17 de novembro até o dia 02 de dezembro, sempre às sextas e sábados
Horário: 20h30
Local: Salão do SESC
Endereço: R. Fernando de Noronha, 264
Ingressos: R$ 3,00 (comerciários e estudantes) e R$ 6,00 (não-comerciários)
Telefone para informações: (43) 3378-7800