Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Quizomba Itinerante abre a edição 2019 na zona norte

N.Com
02 mai 2019 às 21:08

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tradicional festa Quizomba retorna este ano com novidades. O evento agora será itinerante, ou seja, irá percorrer bairros de Londrina com apresentações culturais em espaços públicos. E para a primeira edição de 2019, as atividades começam com a oficina de Bumba-Meu-Boi, conduzida por Mestre Tião Carvalho e Mestra Ana Maria Carvalho, ambos do Maranhão. Os encontros serão realizados na Vila Cultural Flapt, na quinta (2) e sexta-feira (3), das 19h30 às 22 horas, e sábado (4), das 17h30 às 20 horas.


A Vila Cultural Flapt fica localizada na rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Luiz de Sá. As inscrições podem ser feitas com antecedência, pelo link http://bit.ly/OficinaQuizomba ou na abertura da primeira oficina, e são gratuitas para moradores das imediações. Para os demais participantes, é sugerida uma contribuição voluntária no valor de R$20. O Quizomba conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a integrante do Coletivo Quizomba e uma das coordenadoras do projeto, Luiza Braga, os mestres Tião Carvalho e Ana Maria têm como metodologia de ensino a vivência do Bumba-Meu-Boi, o que permite um apanhado muito amplo dessa manifestação artística, tradicional nas regiões Norte e Nordeste. "Nessas oficinas eles irão abordar tanto a parte histórica, ensinando o que significa o Boi, o porquê de cada instrumento, os bordados, como também a instrumentalização. E queremos que as pessoas venham e participem para viver o Bumba-Meu-Boi", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina

Imagem de destaque
EMA

Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV

Imagem de destaque
Comércio exterior

Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação


Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E no estado do Maranhão, o ciclo do boi é formado por três festas realizadas ao longo do ano, cada uma representando uma etapa da história: Nascimento, Batizado e Morte.

Publicidade


Festa


No domingo (5), a comunidade da região norte irá sediar o primeiro Quizomba Itinerante de 2019. Com temática indígena, a festa será realizada na Praça Ângelo Kretã, batizada em homenagem ao cacique kaingang falecido em 1980. "Essa temática estava planejada há um tempo, pois o Quizomba é intimamente ligado à resistência. Então esse tema é ligado a nossa ideia original, e é latente e permanente a questão dos povos indígenas. Queremos oferecer o Quizomba como um espaço de resistência e homenagem, onde a população tenha uma troca com os indígenas, que possa fortalecer a discussão em relação aos direitos e territorialidade dos nossos povos originários", ressaltou Luiza.

Publicidade


A programação de domingo (5) começa às 15 horas, com o Quizomberê, conduzido pelo Bumba meu Boi Estrela da Vila. A atividade é lúdica e voltada para crianças. Às 17 horas, haverá apresentação do grupo de dança tradicional Nen’ga (Dono da Floresta), com o povo Kaingang da Reserva Indígena do Apucaraninha. A DJ Nati Mônaco conduz a festa até as 19 horas, quando Ana Maria & Tião Carvalho se reúnem com outros músicos de Londrina para fechar a noite. A Praça Ângelo Kretã fica situada na Rua Gessi Eugênio da Silva, 920, no Conjunto Maria Cecilia.


O Quizomba é gratuito e aberto a toda a comunidade. Para este ano, outras três edições estão programadas, cada uma com tema diferente, para os meses de julho, setembro e novembro. "Essa versão itinerante é um sonho antigo, pois desde o início temos vontade de levá-lo para outras regiões que não o centro da cidade. Afinal, soa incompatível um projeto que se propõe a ser um evento de cultura popular e afro-brasileira existir somente na região central. O Promic possibilitou que o Quizomba seja levado aos diversos espaços da cidade, e mais do que a festa, queremos que o público que já nos conhece e nos acompanha se desloque para esses espaços mais afastados e possam vivenciar isso conosco", afirmou a organizadora.

Publicidade


Sobre os artistas


Tião Carvalho nasceu na cidade de Cururupu, região noroeste do Estado do Maranhão. Ainda menino, iniciou seu aprendizado nas danças e festividades populares. Tião é músico, cantor, compositor, dançarino, brincante, capoeirista e educador.

Ana Maria Carvalho, herdeira da cultura maranhense, é cantora, compositora, atriz e arte-educadora. Ela realiza intenso trabalho de formação em danças e brincadeiras brasileiras, resgatando elementos folclóricos em oficinas realizadas por todo o país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo