A Fundação Nacional de Arte (Funarte), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou o resultado do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2007. Neste ano, a iniciativa, que conta com patrocínio da Petrobrás, beneficiará 80 projetos de circos e grupos circenses nas diversas regiões do país. Entre eles está o espetáculo "Tumba e Pará", projeto proposto, em parceria, pelos grupos londrinenses Fábrica de Teatro do Oprimido (FTO) e Trupe Tangará, no módulo trupes e grupos.
O prêmio da Funarte tem o objetivo de incentivar a produção cultural no segmento, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de grupos e companhias. Com o incentivo, o espetáculo londrinense vai circular por cinco cidades da região, além de receber recursos no valor de R$ 20 mil. "Até o final de outubro, estaremos nos preparando para as apresentações, que seguem de novembro a abril", informou a diretora geral da FTO e produtora do espetáculo "Tumba e Pará", Nádia Burk.
Além do prêmio de estímulo ao circo, a Funarte abriu outros 10 editais de incentivo a projetos, nas categorias de música, teatro, dança, circo e artes visuais, entre eles, o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz; o Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Com recursos do MinC e patrocínio da Petrobrás, o investimento total para os projetos contemplados chega a R$ 22 milhões.
Segundo dados do MinC, os vencedores dos prêmios poderão ter os projetos financiados total ou parcialmente. Além da montagem de espetáculos, os prêmios abrangem ainda circuitos de apresentação; projetos de pesquisa teórica e prática; oficinas gratuitas, e atividades complementares como seminários, palestras e workshops.