Shows & Eventos

Projeto cultural abre inscrições para oficinas de teatro em Londrina

12 nov 2018 às 09:00

O projeto "As marcas no corpo: pesquisa cênica sobre o feminino" está com inscrições abertas para oficinas teatrais gratuitas para mulheres. A iniciativa está sendo realizada pela primeira vez na cidade e é coordenada pelas arte-educadoras e atrizes Natália Viveiros e Renata Santana, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As ações são centradas em atividades e exercícios cênicos como dança, jogos de improvisação e rodas de conversa, visando a construção de reflexões sobre a realidade das mulheres para auxiliar as participantes no enfrentamento às dificuldades existentes no cotidiano.

As oficinas foram abertas inicialmente para adolescentes, jovens, adultas e idosas, com mais de 15 anos, encaminhadas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por estarem inseridas num contexto de violência, marginalização e exclusão social. No total, serão promovidos 12 encontros, duas vezes por semana, com duração de três horas cada.


As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas sem custo pelo telefone (43) 9 9618-3824, pelo e-mail projetocenico.marcas@gmail.com, ou presencialmente, em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Londrina. Os encontros ocorrem na Vila Triolé Cultural, na região oeste, e na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, na região sul. Como proposta experimental, foram abertas 30 vagas por região e não foi estabelecido um prazo final para as inscrições.


Nesta segunda etapa, porém, qualquer mulher interessada pode se inscrever e não há idade máxima definida. Em 2018, o projeto está sendo realizado na Vila Triolé Cultural (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial) e na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2,260, Ouro Branco). A partir de janeiro e fevereiro de 2019, as oficinas serão levadas também para a região leste, na Casa da Vila, da Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil; e na região norte, tendo como local a Vila Cultural Flapt!, localizada na Rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Habitacional Luiz de Sá.


Performance – As oficinas servirão como referência para uma pesquisa artística desenvolvida pelas educadoras que coordenam o projeto, que culminará em uma performance das duas sobre o feminino e a violência. As apresentações irão transitar sem amarras por diferentes linhas e propostas, podendo agregar teatro, dança e outros elementos cênicos. A previsão é que sejam feitas em março de 2019, inicialmente nos dois espaços que estão recebendo as oficinas e também no Museu de Arte de Londrina.


A performance trará aspectos autobiográficos, além de memórias e histórias das mulheres que participaram do projeto, dando voz a suas dificuldades, angústias e aos seus silenciamentos.


Cronograma


Região oeste
Local: Vila Triolé Cultural – Rua Etienne Lenoir, 155 – Vila Industrial
Data: De 24 de outubro a 14 de dezembro (quartas e sextas) – 9h30 as 12h


Região sul
Local: Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati – Av. Guilherme de Almeida, 2.260 – Ouro Branco – região sul
Data: 22 de outubro a 10 de dezembro (segundas e quintas) - 14h as 16h30


Região leste
Local: Casa da Vila – Rua Uruguai, 1656 – Vila Brasil
Data: 14 de janeiro a 21 de fevereiro (segundas e quintas) - 9h as 12h

Região norte
Local: Vila Cultural Flapt! – Rua Lino Sachetin, 498 – Conj. Hab. Luiz de Sá
Data: 14 de janeiro a 21 de fevereiro (segundas e quintas) - 14h as 17h


Continue lendo