A série Música nos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, traz como atração nesta quarta-feira (26), às 18h30, no Museu Paranaense, em Curitiba, concerto do pianista Davi Sartori. O pianista preparou para essa apresentação um repertório que transita entre a música erudita e popular. Serão interpretados os seguintes autores: Radamés Gnattali, Egberto Gismonti, André Mehmar, Pixinguinha e Guinga. O concerto terá a participação especial do flautista Gabriel Schuartz em três músicas. A entrada é franca.
Davi Sartori iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade, e ainda muito jovem atuou como pianista. Freqüentou o Curso Superior de Instrumento da Escola de Música de Belas Artes do Paraná, com Olga Kiun. Desde então tem participado das Oficinas de Música de Curitiba, sob a orientação de importantes nomes da música como Gilberto Tinetti, Maximiliano Genot, Ian Quest, Anna Yarovaia entre outros. Estudou também Harmonia e Análise Musical com o maestro Osvaldo Colarusso.
Formado em piano pela Embap, Sartori vem se destacando em diversos concursos nacionais, conquistando premiações. Recebeu o primeiro prêmio do concurso de choro "Nabor Pires Camargo" e participou, como convidado, do I Festival Internacional de Música da Unicamp. Nos dois últimos anos dedicou-se ao ensino acadêmico do piano na UFPR e na Embap.
Davi Sartori foi convidado do cantor Alberto Battistella na edição de junho do programa Música nos Museus, no recital apresentado no Museu Alfredo Andersen. Dessa sua participação surgiu o convite para fazer um concerto no Música nos Museus. "A recepção do público foi ótima, era um dia de tempo fechado, chuvoso, mas o repertório era de música italianas, bastante acessível, e o público compareceu", conta Sartori.
O programa Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos instrumentistas paranaenses. Para a secretária de cultura Vera Mussi essa é uma oportunidade de reunir
num só espaço música e artes plásticas. "O programa Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso Estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o
público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", diz Vera.
Serviço:Programa Música nos Museus com Davi Sartori
(participação do flautista Gabriel Schuartz)
Única apresentação nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, às 18h30
Local: Museu Paranaense (R. Kellers, 289, Alto São Francisco, Curitiba)
Entrada franca