O circuito universitário do Cinema BR em Movimento abre o ano de 2001 com o primeiro longa-metragem de Luiz Villaça. "Por Trás do Pano" será exibido hoje, às 16h30, no auditório 2 do bloco vermelho da Unicemp. Após a sessão, o ator Luís Mello partipa de um debate com a platéia. Segunda-feira, às 19 horas, haverá reapresentação do filme, no Teatro da Reitoria.
"Por Trás do Pano" mostra os bastidores da construção teatral. Helena (Denise Fraga), uma jovem atriz, começa a trabalhar com Sérgio (Luis Melo), um consagrado diretor de teatro. Casada com Marcos (Pedro Cardoso), ela vai viver a dolorosa experiência de incorporar um personagem shakesperiano e estabelecer um conflituoso relacionamento com o diretor em crise profissional. Marisa Orth é a ciumenta mulher de Sérgio e Ester Góes a ex-esposa. Com enquadramentos fotográficos engenhosos, Luiz Villaça tece um inteligente diálogo entre cinema e teatro.
"Por Trás do Pano" recebeu 15 premiações desde que estreou em 1999. Entre as mais importantes se destacam os prêmios do júri popular, no Festival de Gramado e no de Feira, em Portugal, e os de melhor atriz para Denise Fraga, em Gramado, Cuba e Miami. Rodado no Teatro Municipal de Americana, no interior de São Paulo, e na capital paulista, o filme consumiu cerca de R$ 500 mil.
A nova versão do Cinema BR em Movimento vai exibir quatro longas-metragens nacionais neste primeiro semestre de 2001 em cerca de 150 municípios brasileiros. Pela primeira vez, os 27 estados da federação brasileira serão atendidos pelo projeto. Cerca de 200 mil pessoas são esperadas nas mais de 250 sessões que serão realizadas, simultaneamente, entre maio e junho, nos dois circuitos do projeto: Universitário e Sem Tela.
O próximo filme a ser exibido, em junho, no Circuito Universitário será "Brava Gente Brasileira", de Lúcia Murat. Baseado num episódio real que aconteceu, em 1778, na região do Pantanal, ele mostra o choque entre as culturas portuguesas e indígenas. Rico em análises antropológicas, o longa poderá suscitar inúmeros debates acadêmicos no meio universitário.
Além de "Por Trás do Pano" e "Brava Gente Brasileira", o Cinema BR em Movimento exibe neste primeiro semestre, dentro do Circuito Sem Tela, os longas "Domésticas", "O Filme", de Fernando Meirelles e Nando Olival, e "O Toque do Oboé", de Cláudio MacDowell. Mais informações no site www.cinemabremmovimento.com.br.