O vídeo documentário "Ouro Verde - Memórias da Cidade do Café", do jornalista e produtor Fábio Cavazotti, será lançado na Plataforma do Museu Histórico de Londrina, no dia 16 de dezembro, às 20 horas.
Com 45 minutos de duração e mais de 20 entrevistados, o vídeo aborda a evolução da cidade a partir da influência do café, do início da década de 1930 até meados de 1970.
Segundo Fábio, Londrina e Região nasceram da mata praticamente virgem para se transformar em uma das mais dinâmicas e desenvolvidas regiões do país. Em comum, aquele período contou com o impulso da cultura cafeeira, que permeou todas as dimensões da cidade em seu processo de formação.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
O vídeo aborda também as influências que a cultura deixou na cidade, mesmo com a passagem de 40 anos desde a Geada Negra, em 1975, que marcou a decadência do café na região.
Para Cavazotti, o objetivo do documentário é permitir ao espectador um mergulho nessa história, conhecendo o desenvolvimento de Londrina desde os primeiros momentos até os dias atuais.
A equipe de produção contou com fotografia de Guilherme Gerais; arte de Felipe Augusto; produção de Bruno Gehring; roteiro de Rodrigo Grota; captação de som de Bruno Bergamo; edição de Flávia Fodra; e trilha sonora de Lucas Baptista. A produção é da Filmes do Leste e o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC/PML.
Além das entrevistas, o projeto contou com resgate de dezenas de fotos históricas e algumas imagens raríssimas em vídeo, como as captadas pela própria Companhia de Terras Norte do Paraná nos primeiros momentos da povoação que surgia.
O lançamento é aberto ao público. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.