O vídeo documentário "Ouro Verde - Memórias da Cidade do Café", do jornalista e produtor Fábio Cavazotti, será lançado na Plataforma do Museu Histórico de Londrina, no dia 16 de dezembro, às 20 horas.
Com 45 minutos de duração e mais de 20 entrevistados, o vídeo aborda a evolução da cidade a partir da influência do café, do início da década de 1930 até meados de 1970.
Segundo Fábio, Londrina e Região nasceram da mata praticamente virgem para se transformar em uma das mais dinâmicas e desenvolvidas regiões do país. Em comum, aquele período contou com o impulso da cultura cafeeira, que permeou todas as dimensões da cidade em seu processo de formação.
Leia mais:
Padre Reginaldo Manzotti faz show em Londrina para celebrar os 60 anos da Rádio Alvorada
Literatura, artes visuais e feira de livros: Londrix Okupa é promovido nesta quinta
Feira da Concha recebe o show da Banda Bora nesta sexta em Londrina
CCXP 2024 vai trazer Anya Taylor-Joy, Miles Teller e Sandra Oh ao Brasil
O vídeo aborda também as influências que a cultura deixou na cidade, mesmo com a passagem de 40 anos desde a Geada Negra, em 1975, que marcou a decadência do café na região.
Para Cavazotti, o objetivo do documentário é permitir ao espectador um mergulho nessa história, conhecendo o desenvolvimento de Londrina desde os primeiros momentos até os dias atuais.
A equipe de produção contou com fotografia de Guilherme Gerais; arte de Felipe Augusto; produção de Bruno Gehring; roteiro de Rodrigo Grota; captação de som de Bruno Bergamo; edição de Flávia Fodra; e trilha sonora de Lucas Baptista. A produção é da Filmes do Leste e o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC/PML.
Além das entrevistas, o projeto contou com resgate de dezenas de fotos históricas e algumas imagens raríssimas em vídeo, como as captadas pela própria Companhia de Terras Norte do Paraná nos primeiros momentos da povoação que surgia.
O lançamento é aberto ao público. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.