A Orquestra Sinfônica do Paraná encerra neste fim de semana a série de concertos dedicada a Beethoven, com a execução da Nona Sinfonia, sob a regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi. As apresentações acontecem no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, às 20h30 de sexta-feira e às 17 horas de sábado. Ingressos a R$ 10,00 (platéia) e R$ 5,00 (balcões). Esudantes pagam meia entrada.
A Nona Sinfonia é uma ode à alegria, como define a poesia de Schiller, autor do texto que inspirou Beethoven. Composta quando o compositor já estava completamente surdo, e cerca de dez anos após a Oitava Sinfonia, esta obra marca o mais impressionante momento de superação do músico, considerado um gênio da música erudita.
Com o patrocínio da Audi do Brasil, o concerto terá a participação especial dos cantores Denise Sartori, Edna D'Oliveira, Anderson Marks e Pepes do Vale, e do Coral Nova Philarmonia, com cerca de 70 integrantes, que estará sob a regência do maestro Emanuel Martinez.
O Ciclo Beethoven, iniciado em agosto, está sendo um dos maiores sucessos da temporada 2002 da sinfônica paranaense. Com platéia lotada, os dois concertos anteriores confirmaram não só a unanimidade do célebre compositor, mas o entusiasmo dos curitibanos com o atual trabalho da Orquestra Sinfônica do Paraná.