O sétimo e último livro da série de aventuras do célebre aprendiz de bruxo Harry Potter só chegará às livrarias no dia 21 de julho, mas já bate recordes de vendas, graças às encomendas, anunciou a editora Bloomsbury.
O número de exemplares de "Harry Potter and the Deathly Hallows" ("Harry Potter e as Relíquias da Morte" na tradução para o português) já reservados para exportação supera em 17% o volume total das vendas no exterior do volume anterior, informa a empresa em um comunicado.
"Harry Potter e o Enigma do Príncipe", o sexto volume, bateu o recorde de melhor início de vendas da história da editora: quando foi lançado em julho de 2005, mais de nove milhões de exemplares foram vendidos em 24 horas, apenas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.
A Bloomsbury vai lançar uma edição completa em inglês da série no dia 1º de outubro e a edição de bolso do último volume em 2008.
A saga já foi traduzida para 64 línguas, inclusivem o latim, e no total foram vendidos 325 milhões de exemplares dos seis primeiros livros desde 1997, segundo dados da editora.
Cinco deles já foram adaptados para o cinema, o quinto deles, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", será exibido nesta quinta-feira em pré-estréia mundial no Japão.