Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste sábado

Museu Histórico de Londrina promove evento em apoio ao Museu Nacional

Mariana Sanches - Estagiária*
06 set 2018 às 17:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Será realizado neste sábado (8), a partir das 9h30, no museu Histórico de Londrina, o evento "Vem para o museu que ele é seu". A iniciativa é em apoio ao Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio na noite do último domingo (2).


Na programação, um bate papo com a professora e diretora do Museu Regina Alegro. A diretora irá falar sobre a atual situação do Museu, que passa por dificuldades como falta de investimento e segurança. Ela também irá comentar sobre o incêncdio do Museu Nacional. Além de Regina, também irão falar o jornalista e escritor londrinense Domingos Pellegrini e Elza Correa. O evento será encerrado com uma apresentação musical do Coral do Instituto José Gonzaga Vieira Musiarte Roberto Panico, com regência do maestro e professor Fernando Martins. A entrada é gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Vem para o museu que ele é seu" é uma iniciativa do músico Rafael Matter e de Regina Alegro. Rafael planejava viajar este ano para o Rio de Janeiro para conhecer o Museu Nacional. A tragédia fez o músico cancelar os planos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Relembre

Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão

Imagem de destaque
Netflix

Beyoncé anuncia show ao vivo no Natal

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina


Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional era a instituição científica mais antiga do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. O palácio foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

Publicidade


Tomaz Silva/Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil


O palácio abrigava um acervo com mais de 20 milhões de itens, englobando alguns dos mais importantes registros da memória brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, como Luzia, mais antigo esqueleto já encontrado nas Américas, descoberto em 1974, e com idade aproximada de 11.500 anos.


Já o Museu Histórico Padre Carlos Weiss de Londrina foi inaugurado em 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e em 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas. Desde 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina. O Museu possui um acervo de aproximadamente 50 mil peças, entre fotografias, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes, quadros, discos e depoimentos gravados de pioneiros de diversas profissões em fitas K-7 e Vídeo.


Para mais informações sobre o "Vem para o museu que ele é seu" acesse a página oficial do evento no Facebook.

(* Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo