O Museu de Arte de Londrina (MAL) comemora 12 anos de funcionamento. O órgão, que é ligado à Secretaria de Cultura, foi fundado em 13 de maio de 1993 e conta hoje com um acervo de cerca de 300 peças de importantes nomes da arte brasileira. É neste contexto que o museu lembra o Dia Internacional do Museu e comemora nesta quarta-feria.
De acordo com o gerente de Patrimônio Artístico do MAL, Fernando Martinez, a função do museu é estudar e divulgar o acervo, além de estimular a criação no campo das artes. Segundo ele, o espaço deve ser utilizado para reflexão, conhecimento e lazer da população.
Entre as obras do acervo estão esculturas, gravuras, pinturas e desenhos e entre os nomes mais importantes estão Aldemir Martins, Carlos Sclair, Cláudio Tozzi, Siron Franco, Poty Lazzarotto, Carybé, Maria Bonomi.
Os visitantes que desejarem conhecer as obras com a explicação de monitores do MAL podem agendar a visita pelo telefone 3337-6238 ou pelo e-mail museu@londrina.pr.gov.br. O Museu de Arte de Londrina está instalado no prédio da antiga rodoviária de Londrina, na rua Sergipe, 640 (centro).