Foi prorrogado para a próxima segunda-feira, 24 de setembro, o prazo de recebimento das inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem que poderão representar o cinema brasileiro no prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, na 80ª Cerimônia Anual de Premiação do Oscar.
O prazo de entrega terminava nesta quinta-feira, mas foi prorrogado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por causa das greve dos Correios. Para se ter uma idéia, na terça-feira, dois dias antes do encerramento do prazo, a comissão havia recebido apenas três filmes: "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias", "A Grande Família - O Filme" e "Ó, Pai, Ó".
Para participar da seleção, os filmes precisam ter sido lançados no Brasil entre 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007, exibidos por sete dias consecutivos em salas comerciais e realizados em 35mm, 70mm ou em formato digital de exibição comercial.
É provável que ainda sejam inscritos filmes como "O Cheiro do Ralo", "Saneamento Básico - O Filme", "Cidade dos Homens", "Não Por Acaso", "Baixio das Bestas", "Cão Sem Dono", "Primo Basílio" e "Antônia", que tiveram destaque entre os títulos nacionais lançados no período.
Uma comissão de seleção escolherá o filme brasileiro que será indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O nome da produção escolhida será divulgado no dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro. Cabe aos organizadores da premiação nos Estados Unidos selecionar os cinco filmes, entre títulos de outros países, que concorrerão na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A cerimônia de entrega do Oscar 2008 ocorre no mês de março.
Os interessados deverão enviar o Requerimento de Inscrição com oito cópias do filme, em DVD e/ou VHS, das 8 às 18 horas, para o seguinte endereço: OSCAR 2008 -Protocolo do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual - Esplanada dos Ministérios, Bloco B, CEP 70068-900, Brasília (DF). Os filmes precisam estar na secretaria no próximo dia 24. Não serão aceitas inscrições que chegarem em data posterior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3316-2088.
Com informações da ABr