Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrada gratuita

Feriado de Páscoa terá teatro de bonecos em Curitiba

Redação Bonde
04 abr 2007 às 20:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os feriados de Páscoa têm atrações para a criançada, com a tradicional programação gratuita de teatro de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba. Neste sábado (07), às 11h, o cartaz do Bondinho (Rua das Flores) é a peça "Urucum e o Fogo", da Cia. Teatro Filhos da Lua, que também se apresenta no domingo (08), às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi). Ainda no domingo (08), às 16h, a Cia. Merengue encena "Picadeiro", na Casa da Leitura (Parque Barigüi).

A Companhia de Teatro Filhos da Lua, que tem 27 anos de atuação nos palcos, mereceu diversas premiações em sua trajetória de arte e diversão. Fundada por Renato Perré, a companhia dedica-se à pesquisa e à criação com formas animadas, traduzindo em suas montagens a integração do teatro de bonecos com outras formas de arte. O conteúdo e a estética dos espetáculos do grupo fundamentam-se no resgate dos valores da cultura popular brasileira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Grupo Merengue - Teatro de Animação tem no currículo 17 anos de pesquisa e experiências cênicas. É formado pela atriz e bonequeira Olga Romero - que há 38 anos dedica-se à arte do teatro de bonecos - e seu filho Bernardo Grillo, na mesma profissão há 18 anos, atuando na criação de bonecos, cenários, efeitos de iluminação e sonoplastia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Causas não divulgadas

Primavera Sound é cancelado no Brasil e no resto da América Latina

Imagem de destaque
Plazza Eventos

Grupo Auê organiza torneio paranaense de baterias neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
No Centro de Eventos

Gloria Groove, drag famosa no pagode, funk e R&B, fará show em Londrina em outubro

Imagem de destaque
'Contos e Cantos'

Série Palcos Musicais retorna com Pedro Miranda e Paulo Vitor Poloni na Concha Acústica


As peças - O espetáculo "Picadeiro" é um jogo circense baseado nas diversas técnicas de animação, que tem por objetivo divertir poeticamente por meio de imagens surpreendentes. Bonecos ganham vida no palco e assumem as identidades de palhaços, equilibristas, domadores e mágicos, em um cenário de encantamento. Complementada por teatro de sombras, a montagem é dirigida ao público de todas as idades, pois para jovens e adultos a palavra circo tem o dom de evocar a fantasia, o sonho e as lembranças da infância.

Publicidade


A montagem "Efeitos com Afeto" fala de uma bonequeira que em suas andanças pelo mundo perde todo o material cênico. Entretanto, a artista enfrenta o desafio de fazer teatro com o pouco que lhe resta e leva ao palco histórias que são contadas com a participação ativa do público. Com o auxílio de bonecos de luva e formas animadas que surgem de seu próprio figurino, a atriz Olga Romero transforma-se em mulher-palco para divulgar contos tradicionais, como Chapeuzinho Vermelho, e outros criados com elementos curitibanos, que abordam espaços da cidade.


O espetáculo "Urucum e o Fogo" foi originalmente escrito e produzido pela Companhia Teatro Filhos da Lua, em 1982, e agora ganha nova leitura que estabelece uma relação mais próxima com todos os aspectos do universo cultural indígena. O contato direto com a aldeia Guarani, situada no município vizinho de Piraquara, levou à construção de bonecos em materiais naturais como o porungo, além de máscaras. Na aldeia Karuguá (Arco-Íris) foram colhidos elementos para a construção da cenografia, figurinos e adereços, que têm como fonte de inspiração a indumentária ritualística do indígena brasileiro, principalmente os Guaranis e Caingangues, estabelecidos na Região Sul.

Os bonecos de vara e luva somam-se às máscaras para desfilar no palco uma coletânea de lendas indígenas, apoiadas numa trilha sonora composta especialmente para a montagem. Ao reunir a Lenda da Noite, de origem amazônica, a Lenda do Fogo, de origem Kaigangue, e a Lenda de Tucurumá, a Felicidade, a Companhia Teatro Filhos da Lua tem por objetivo divulgar e manter viva a identidade cultural brasileira. As lendas indígenas integram o patrimônio imaterial do país e representam a riqueza e a diversidade do imaginário dos nossos antepassados, que muito colaboraram na formação cultural e social do Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade