O escritor e poeta gaúcho Jairo Pereira, que vive no Paraná há mais de 20 anos, receberá convidados para um bate-papo literário, no final da tarde de hoje. Em seguida, ele dará autógrafos e lançará seu mais novo livro, "O Abduzido". Os eventos irão acontecer no recém-inaugurado Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom.
Abrindo a programação da "Noite de Literatura", o bate-papo terá como tema central "O Romance, o Conto, a Poesia, a Literatura e o Público Consumidor". Como convidados, participarão os escritores Greta Benitez e Miguel Sanches Neto, além do jornalista Roberto Nicolato.
Mais tarde, Pereira estará lançando seu primeiro romance, "O Abduzido", pela Editora Blocos, com 580 páginas. Anteriormente, o escritor já publicou o livro de contos "O Artista de Quatro Mãos", o manifesto de poesia "A Antigular da Poesia" e os livros de poesias "Signo de Minha Prática" e "Meus Dias de Trabalho".
O personagem principal de "O Abduzido" é o escritor e poeta Hermes Lucas Perê, que funciona como o alter-ego do autor. É ele mesmo quem explica que o termo "abduzido", no livro, pode ter uma conotação diferente do simples rapto de uma pessoa por um ser extraterrestre. "Pode significar que o personagem está no mundo da arte e do pensamento, afastando-o assim da realidade imediata". A abdutora, neste caso, é a política cultural, que afasta o poeta de sua potencialidade criativa.
Serviço: O bate-papo com o escritor e poeta Jairo Pereira acontecerá hoje, das 18h30 às 19h30. O lançamento e autógrafos do livro "O Abduzido" será das 20 às 22 horas, no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom (Avenida Manoel Ribas, 115, Mercês).