Confira o roteiro de exposições que a Fundação Cultural de Curitiba mantém em seus espaços:
MuMA - MUSEU METROPOLITANO DE ARTE
Centro Cultural Portão - Av. República Argentina, 3.430
Sala Célia Neves Lazzarotto - até 18 de agosto, a exposição "CHAIRS", reunindo obras do artista paranaense A. C. MACHADO, que se apropria da cadeira, objeto do cotidiano, para colocá-la em outra dimensão, contextualizando novas relações do objeto e o mundo globalizado. Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 19h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelos telefones 314-5066 e 314-5065. A entrada é franca.
Sala do Acervo Permanente - até o final de julho, a exposição "O DISCURSO MODERNO", que tem como fio condutor a comemoração dos 80 anos da Semana de Arte Moderna. Estão reunidas obras do Acervo Artístico do Município de Curitiba (Divisão de Acervo da FCC) relacionadas a alguns dos principais eventos e artistas que marcaram a discussão da modernidade no país, desde os antecedentes da Semana de 22 até o Salão Paulista de Arte Moderna, realizado em 1951. Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 15h às 19h. A entrada é franca. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelos telefones 314-5066 e 314-5065.
MEMORIAL DE CURITIBA
Rua Claudino dos Santos, s/n - Setor Histórico
Salão Paranaguá (1º andar) - até 11 de agosto, permanece aberta ao público a exposição "Arquitetura Eclética de Curitiba". A mostra reúne painéis e maquetes sobre as tendências arquitetônicas que marcaram a paisagem da cidade na virada do século XIX para o século XX, empreendidas por engenheiros e arquitetos como Ernesto Guaita, José Muzzillo, Henrique Henning, Giovanni Lazzarini e Cândido de Abreu.
Salão Paraná (2º andar) - somente até 28 de julho, a exposição "TODOS OS NARCISOS" com trabalhos de CRISTINA MARANHÃO. As obras nascem da manipulação digital de imagem e texto, com impressão no papel fotográfico, tendo por objetivo pensar o homem no mundo atual, mergulhado em informações e cada vez mais egoísta.
Salão Brasil (3º andar) - somente até 28 de julho, a exposição "ESPAÇO NÃO LIMITADO" com obras de LEONY DIOTALEVI. A pintura da artista, dentro da tradição expressionista, apresenta situações em que o homem está presente como elemento integrante de uma narrativa, na qual a solidão e as relações humanas são os elementos principais. A artista revela cenários misteriosos por meio de estilização de imagem e cores sóbrias.
Horário de visitas do Memorial de Curitiba: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelos telefones 321-3313 e 321-3263. A entrada é franca.
MUSEU DA FOTOGRAFIA DE CURITIBA
Centro Cultural Solar do Barão - Rua Carlos Cavalcanti, 533
"CARVOARIAS URBANAS", fica em exposição até 04 de agosto. É o ensaio fotográfico de SANDRA GONÇALVES, que em suas imagens une o olhar solidário ao tratamento visual arrojado e plasticamente bem equacionado dispensado às carvoarias do Rio de Janeiro. Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada franca
MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA
Centro Cultural Solar do Barão - Rua Carlos Cavalcanti, 533
A mostra "PICASSO" traz, até 08 de setembro, dois trabalhos de Picasso, datados de 8 de janeiro de 1937, pertencentes ao acervo do artista curitibano Poty Lazzarotto, que os legou em testamento ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba. São duas gravuras nas técnicas de água forte e água tinta, integrantes de uma fase da obra de Picasso que culminou com o mural de Guernica, iniciado em maio de 1937. Ilustra a mostra o vídeo "O Mistério de Picasso", sobre o ensaio artístico do cineasta Henri George Clouzot.
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada franca.
CASA ERBO STENZEL
Parque São Lourenço - Rua Mateus Leme, 4.700
"OBRAS DE ARTE EM LOGRADOUROS PÚBLICOS - PRAÇA GENERAL OSÓRIO"permanece em exposição até o final de julho. É promovida pela Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba. A mostra apresenta, por meio de fotos e textos, a evolução do antigo charco do rio Ivo, que se transformou na Praça General Osório. Horário de visitas: de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Entrada franca.
ÓPERA DE ARAME
Rua João Gava, s/n - Pilarzinho
A exposição "PINTURAS LUMINOSAS" pode ser apreciada até 31 de julho. Reúne trabalhos da artista plástica curitibana ELISABETH TARUHN. As obras foram concebidas em papel e tintas especiais (basicamente acrílica), posteriormente montadas em estruturas metálicas e acrescidas de luz. Horário de visitas: todos os dias, das 11h às 19h. Entrada franca.