Nem a estréia da versão cinematográfica de "Homem-Aranha" foi tão aguardada quanto o episódio 2 da série "Star Wars", obra máxima do diretor George Lucas. "O Ataque dos Clones" está sendo considerado como um dos mais eletrizantes episódios da série. Muitas são as razões. Só para citar uma delas, neste filme o jovem Anakim Skywalker envolve-se amorosamente com a rainha Padmé Amidala, do planeta Naboo, que dará à luz o casal de gêmeos Luke Skywalker e Leia, os protagonistas de "Star Wars" (o episódio 4), que estourou nas bilheterias dos cinemas em 1977.
De "Episódio 1 - A Ameaça Fantasma" para "Episódio 2 - Ataque dos Clones" passaram-se 10 anos. Se no primeiro filme, o mestre Jedi Yoda sentia que a força estava presente de uma forma estranha em Anakim Skywalker quando menino, no atual episódio ele mostra-se um guerreiro adolescente de sangue quente. Após ocorrer uma tragédia, o jovem torna-se sombrio e amargurado, o que facilita seu caminho para o lado negro da força. No próximo episódio (o último da saga) ele se tornará Darth Vader.
No lugar do inexpressivo ator-mirim Jake Lloid, Anakim agora é interpretado por Hayden Christensen, um ilustre desconhecido que teve como grande êxito até o momento uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação no drama "Life As a House", ainda inédito no Brasil. Também bastante jovem é seu mestre Obi-wan Kenobi, interpretado por Ewan McGregor (de "Trainspotting", "Cova Rasa" e "Moulin Rouge"), mas nesta história o galã apresenta a aparência de um guerreiro sábio e poderoso - um autêntico mestre.
» Leia a matéria completa sobre o filme.