Shows & Eventos

Divina arte

19 jun 2001 às 08:16

A exposição "Cenas da Bíblia" do artista plástico Carlos Araújo terá abertura hoje, às 20 horas, na Simões de Assis Galeria de Arte. Serão apresentadas 25 obras que marcam o início do resultado de um preparo técnico e espiritual, que teve início há dez anos.

Jogando com dezenas de velaturas de tinta a óleo, Carlos Araújo explora as superposições que dão profundidade ao trabalho. "Não posso dizer que são obras recentes, uma vez que esse processo iniciou-se há dez anos e um quadro leva cerca de quatro anos para ficar pronto. Ilustrar a narrativa bíblica requer um estudo aprofundado não só da técnica, mas também do entendimento espiritual e da leitura", reconhece o artista.


A primeira exposição dessa série ocorreu em outubro do ano passado, na Galeria Praxis de Nova York. "Esta galeria tem uma importância fundamental por ser a que lança no circuito internacional, artistas plásticos latino-americanos. Com filiais em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e cidade do México (México), prepara-se para inaugurar uma também em São Paulo. E o Carlos Araújo é o primeiro brasileiro convidado", esclarece Waldir Simões.


Em 2002, as obras de Carlos Araújo também serão mostradas na Pinacoteca de São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires, na cidade do México e novamente em Nova York. Ao todo, as "Cenas da Bíblia" serão compostas por 450 telas abrangento o Novo e o Velho Testamentos. "Daquí para a frente vou me dedicar só à ilustrar a Bíblia", anuncia Araújo.


Este mundo espiritual é apresentando nas telas em grande dimensões, a partir dos três anjos de Jacó, da Ascenção, do Filho do Homem e de cenas do Apocalipse. De formação católica, Carlos Araújo converteu-se ao Cristianismo em 1992, e desde essa época prepara-se em todos os níveis ao estudo da Bíblia e à evolução espiritual do ser humano.


Carlos Araújo nasceu em São Paulo em 1950, é autodidata e iniciou suas experiências com a pintura ainda na infância. Formou-se em Engenharia pela Universidade de São Paulo. Desde 1973 vem realizando inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Passou longas temporadas em Paris e Nova York, onde manteve ateliê de pintura, participando ativamente dos leilões de arte latino americana da Christie e da Sotheby"s. Sua obra encontra-se em inúmeras coleções particulares e museus, entre eles o Museu do Vaticano em Roma, a Foundation Mitterand em Paris, o Museu de Arte Brasileira da Faap em São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo.

Serviço: Carlos Araújo expõe "Cenas da Bíblia", de hoje às 20 horas, ao dia 31 de julho na Simões de Assis Galeria de Arte (Alameda Dom Pedro II, 155, telefone: 232-2315, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19 horas e sábados, das 10h às 13 horas.


Continue lendo