O encerramento do 5º Festival de Cinema e DCine de Curitiba coincide hoje com o lançamento do projeto "Sessão Brasil", no Canal da Música, que exibirá o longa-metragem "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodansky. O novo projeto deverá promover lançamento de produções nacionais na cidade, seguidos por debates após as sessões. O objetivo é aproximar o público curitibano de atores, diretores e equipe técnica dos filmes.
Além de discutir o cinema brasileiro, a iniciativa pretende fomentar a produção cinematográfica local. O responsável pelo projeto, Antonio Carlos Domingues, que também é presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec), lembra que o cinema paranaense vive uma boa fase.
"Até o final do ano, teremos mais de 20 filmes finalizados em Curitiba, inclusive dois longas. Acho que esta é uma ocasião rara que demonstra bem a capacidade de nossos produtores", comenta. "Daí a importância do "Sessão Brasil" no sentido de discutir e estimular ainda mais a cinematografia curitibana".
Na sessão de lançamento do projeto, às 16 horas de hoje, além da exibição do longa, haverá um debate com a diretora Laís Bodansky, com o ator Othon Bastos e com o escritor Astregésilo Carrano, autor do livro "Canto dos Malditos", no qual o filme "Bicho de Sete Cabeças" foi inspirado.
O longa-metragem conta a odisséia vivida por um adolescente de classe média, internado pelo pai num manicômio após ser flagrado com um cigarro de maconha. O personagem Neto é interpretado por Rodrigo Santoro, que foi considerado Melhor Ator nos festivais de Recife e Brasília por esta atuação. Nos dois festivais, o filme também recebeu todos os outros prêmios máximos, incluindo Melhor Filme e Direção.
Na tela, em 88 minutos, a película mostra principalmente a dificuldade de relacionamento entre pai e filho e a realidade desumana do sistema manicomial brasileiro. Internado, Neto conhece uma realidade absurda e cruel, na qual as pessoas são devoradas por um sistema corrupto e desumano. A diretora optou por uma linguagem de documentário, o que permite grande realidade às cenas do filme.
No elenco estão ainda Othon Bastos, Cássia Kiss, Jairo Mattos, Caco Ciocler, Luis Miranda e Valéria Alencar. O filme tem estréia em circuito nacional prevista para o dia 22 de junho.