Shows & Eventos

Banda paranaense lança disco no Bar Valentino neste domingo

09 set 2016 às 10:56

A 98ª edição da Barbada acontece neste domingo (11), com show da banda Trombone de Frutas. O sexteto curitibano acaba de lançar o álbum Chanti Alpïsti. A festa também conta com os DJ's Árido Groove e Ed Groove, completando o time que irá animar a pista antes e depois do show. A programação sempre tem início antes do sol se pôr, com o "Bazar Barbada".

Trombone de Frutas


As nove primeiras notas ouvidas no novo álbum do Trombone de Frutas, Chanti Alpïsti (2016), são exatamente as mesmas dez notas que encerram seu trabalho anterior, Chanti, Charango?(2014).


Pensando no que essas nove notas, que iniciam a faixa São Gonçárabe, podem nos indicar sobre o disco, vale saber que elas foram inspiradas na melodia de um auto de rua pernambucano, não sem antes serem entortadas em uma escala árabe.




Tudo isso para contar uma história que envolve São Gonçalo do Amarante, férias coletivas e uma prisão em uma plantação de café. Informação demais? De forma alguma: tudo funciona com muita naturalidade, numa abertura de álbum que nos faz mergulhar em quase sete minutos de inúmeras misturas, que poderão ser ouvidas nas músicas seguintes.


A duração das faixas também chama a atenção. Sete, seis, cinco minutos... em uma época de ouvidos impacientes, o Trombone de Frutas convida a passear por suas paisagens sonoras, com músicas que vão se transformando e nos levando a lugares que não imaginávamos nos primeiros segundos de audição.


Há referências latinas, africanas, rock, baladas, distorções, coros, explosões e quase silêncios. Não necessariamente nessa ordem. Mas talvez sim. 
Para isso, utilizam todas as possibilidades que têm ao seu alcance: além da cozinha formada por bateria, baixo e guitarra, podemos ouvir piano, sanfona, flauta transversa e, claro, o trombone, que de certa forma costura as oito canções de Chanti Alpïsti.


A banda é formada por Conde Baltazar (vozes), João Taborda (bateria), Lauro Ribeiro (trombone), Marc Olaf (piano, flauta transversa, sanfona), Rodrigo Chavez (baixo) e Thiago Ramalho (guitarra).


Para a gravação, os seis se internaram durante 2 dias no estúdio El Rocha, em São Paulo, no final de 2015. Com trabalhos com Maria Gadu, Fagner, Norah Jones, entre outros, o paranaense Maycon Ananias foi o responsável pela produção do álbum junto com a banda. Maycon também assina a mixagem ao lado de João Caserta. A masterização é assinada por Fernando Sanches. 


Serviço:

Domingo, 11 de setembro de 2016
Barbada | edição 98
Show com Troombonde Frutas (Curitiba) – Lançamento do Chanti Alpïsti
DJ Ed Groove & DJ Árido Groove
Bazar Barbada.
A partir das 18 horas, no Bar Valentino
Couvert R$ 10,00


Continue lendo