Shows & Eventos

Arte feita de cor e luz

08 fev 2001 às 09:38

Cores, luzes e movimentos fazem parte de duas exposições que preenchem espaços culturais de Curitiba. A artista plástica Mara R. Grebogy inaugura hoje a sua mostra "Movimento em Cor", na galeria do McDonald"s Jardins. O inovador trabalho da curitibana Elisabeth Taruhn, "Pinturas Luminosas", está no subsolo da Ópera de Arame, onde poderá ser visto até o dia 1º de abril.

Na verdade, Elisabeth inaugurou a sua exposição há um mês, mas não quis fazer alarde. "Em janeiro, é muito grande o fluxo de turistas na Ópera de Arame, portanto, só agora eu estou chamando o público curitibano para ver o meu trabalho", explica. Para abrir oficialmente a temporada que irá até abril, ela planeja um coquetel no dia 7 de março.


Embora sem nenhuma divulgação, no primeiro mês da mostra a artista vendeu 50 das 60 obras expostas. Elisabeth informa que todas as peças são repostas automaticamente e que não há nenhum trabalho igual ao outro. "Até o final, a mostra manterá sempre a média de 60 trabalhos exclusivos expostos".


Eles medem de 30 centímetros a mais de dois metros. Todos são elaborados utilizando papel especial pintados com acrílico e acrescidos de luz elétrica ou velas. São verdadeiras luminárias de arte que possuem formas variadas, como telas, colunas ou pirâmides coloridas, entre outras. Os preços variam de R$ 45,00 a R$ 1 mil.


A produção desta série teve início na França, onde a artista morou durante sete anos. "A primeira vez que apresentei minhas "Pinturas Luminosas" foi em Paris, em 1990, e o nome da exposição era "Peintures Lumineuses"", conta. Na sequência, a mostra foi apresentada nove outras vezes na capital da França.


"O meu trabalho foi considerado original em Paris, o que é maravilhoso", explica. Auto-didata, Elisabeth comenta que sempre foi uma aluna indisciplinada demais para frequentar aulas.


Inovadora, ela trocou a técnica de lápis sobre papel, que costumava utilizar nos anos 80 quando morava no Canadá, pelas pinturas luminosas. "São peças com dupla função: durante o dia funcionam simplesmente como obras de arte e à noite criam ambientes aconchegantes devido à delicadeza da transparência", explica. "São obras que atuam no cotidiano do local onde estão".


Um dos melhores exemplos, segundo ela, foi o que aconteceu na casa noturna paulista Tom Brasil. Após realizar a exposição "Pinturas Luminosas" entre os camarins e camarotes da casa, Elisabeth foi convidada a deixar as obras lá por tempo indefinido. "Era um canto escuro, sem graça, e que se tornou aconchegante com minhas obras", narra.


Outra opção para os curitibanos, a partir desta noite, é a exposição "Movimento em Cor", de Mara R.Grebogy. Suas obras mostram a passagem do movimento, saindo da forma definida e estática para alcançar a liberdade do traço e finalmente a mancha. A técnica utilizada é mista e o suporte é texturizado.


Mara é orientadora do atelier de Desenho Artístico e Desenho de Figura Humana do Centro de Criatividade de Curitiba desde 1995. Em sua atual exposição, há uma preocupação da artista em não interferir na interpretação do espectador com títulos que direcionem o seu olhar. Por isso, ela optou por não dar nomes aos trabalhos.

Serviço: A exposição "Movimento em Cor", da artista plástica Mara Grebogy, será inaugurada hoje, às 20h30, no espaço cultural do McDonald`s Jardins (Avenida Mal. Humberto Castelo Branco, 1081), onde permanecerá até o dia 28/2. A mostra "Pinturas Luminosas", de Elisabeth Taruhn, permanecerá até o dia 1º de abril no subsolo da Ópera de Arame (Rua João Gava s/n). Haverá um coquetel no local no dia 7/3 às 20 horas.


Continue lendo