Shows & Eventos

Aniversário do Teatro Guaíra começa com apresentação da Sinfônica

22 abr 2003 às 17:16

Os 50 anos da construção do complexo do Teatro Guaíra na Praça Santos Andrade serão comemorados este ano com uma série de eventos que incluem apresentações de grupos de teatro nacionais e internacionais, a informatização da bilheteria e o tombamento dos edifícios que compõem o Centro Cultural.

A programação de comemoração será aberta pela Orquestra Sinfônica do Paraná nesta sexta-feira, 25, às 20h30, e no domingo, às 10h30.


No programa, duas peças marcantes de Tchaikowski: a Sinfonia N.º 5, e a Abertura 1812, escrita especialmente para comemorar a expulsão das tropas de Napoleão do território russo.


Para esse concerto que o autor homenageia os exércitos do Czar, que tem acordes marciais, a Orquestra Sinfônica terá o reforço da banda da Base Aérea do Bacacheri.


A diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Nitis Jacon, definiu que além de uma extensa programação cultural para o ano de 2003 o teatro passará por uma série de restaurações e limpezas, tanto na parte externa como interna.


De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, o tombamento do edifício já foi solicitado junto ao Patrimônio Histórico do Estado do Paraná. Entre as obras de recuperação do edifício está a reconstrução das coberturas das saídas das rampas laterais do Guairão e a limpeza do painel frontal do grande auditório, executado pelo artista Poty Lazzarotto.

Em maio, cinco grupos internacionais estarão em Curitiba com espetáculos que fazem referência a Shakespeare. Da Bélgica chegará a montagem Just Another Landscape For Some Jukebox; da Argentina, duas peças: Tango Nômade e Ronda; uma produção franco-latina (França, Espanha e Chile) apresentará Amloii, como lo dijo Hamlet; e dos Estados Unidos, a companhia de Jane Comfort trará dois espetáculos, Underground River e Persephone.


Continue lendo