O Conselho Curador do Prêmio Jabuti marcou uma nova apuração dos votos dos jurados de cinco categorias para a quinta-feira (23), às 13 horas, na sede da Câmara Brasileira do Livro. A decisão foi tomada quatro dias após os resultados terem sido anunciados. Na apuração final, no dia 16, a comissão encontrou votos incompletos nas categorias Capa, Artes e Fotografia, Economia, Administração e Negócios, Teoria e Crítica Literária e Infantil e decidiu dar nota 8, a mínima, aos concorrentes não mencionados pelos jurados.
Na categoria Capa, por exemplo, o jurado B deixou de votar nos livros Maquiagem e Luz Antiga, que tinham recebido boas notas do primeiro jurado. Com a nota 8 dada pela comissão, Maquiagem perdeu a chance de ficar entre os três primeiros e acabou em quarto lugar na lista final. Já em Arte e Fotografia, categoria que por causa de empates contava com 20 concorrentes, um dos jurados decidiu escolher as 10 melhores obras e não chegou a dar notas para as outras 10.
Agora, aqueles que não preencheram completamente as fichas terão nova chance e os votos serão recontados.
Leia mais:
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Maringaense Oscar Nakasato defende idosos da falta de paciência dos jovens em 'Ojiichan'
Em comunicado à imprensa, a Câmara Brasileira do Livro e o Conselho Curador do Jabuti afirmaram que "esta alternativa é a única capaz de restabelecer de modo absoluto a justiça do processo". Os organizadores também pediram desculpas pelos "contratempos e desconfortos que a situação possa acarretar aos concorrentes". O resultado final será anunciado na quinta-feira, dia 23.